×

Saiba como atualizar o seu cadastro no Bolsa Família 2024 e garantir o benefício

bolsa familia 2024

Saiba como atualizar o seu cadastro no Bolsa Família 2024 e garantir o benefício

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia milhões de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza.

Para continuar recebendo o benefício em 2024, é preciso estar com o cadastro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Neste artigo, você vai aprender como fazer isso de forma simples e rápida, usando o aplicativo CAIXA Tem, o site do CadÚnico ou as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O que é o Cadastro Único?

O Cadastro Único é um sistema que reúne informações socioeconômicas das famílias de baixa renda no Brasil. Ele é usado para identificar e selecionar as famílias que podem participar de diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Minha Casa Minha Vida, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos no total da família.

Além disso, é necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família, como CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, comprovante de residência e de renda.

Por que é importante atualizar o cadastro?

A atualização do cadastro é fundamental para garantir que as famílias continuem recebendo o benefício do Bolsa Família, que é calculado de acordo com a composição e a renda familiar.

Se houver alguma mudança na situação da família, como nascimento, morte, casamento, separação, mudança de endereço, de escola ou de trabalho, é preciso informar ao Cadastro Único.

O prazo para atualizar o cadastro é de dois anos, mas pode ser menor se houver alguma inconsistência nos dados ou se a família receber algum aviso do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDASFCF) ou da CAIXA. Se a família não atualizar o cadastro no prazo, o benefício pode ser bloqueado, suspenso ou cancelado.

Como atualizar o cadastro pelo CAIXA Tem?

Uma das formas mais práticas de atualizar o cadastro é pelo aplicativo CAIXA Tem, que permite acessar os serviços e as transações bancárias da conta digital gratuita do Bolsa Família.

Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Baixe o aplicativo CAIXA Tem nas lojas de aplicativos do seu celular;
  • Faça o login com o seu CPF e a sua senha;
  • Na tela inicial, clique em “Atualize seu cadastro”;
  • Preencha os dados solicitados e envie uma foto do seu documento de identidade e uma selfie;
  • Aguarde a confirmação da atualização.

Como atualizar o cadastro pelo site do CadÚnico?

Outra opção é atualizar o cadastro pelo site do CadÚnico, que permite consultar e alterar os dados da família de forma online.

Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do CadÚnico 1;
  • Clique em “Consulta Simples” e informe os seus dados de identificação, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e UF/município onde está cadastrado;
  • Na tela seguinte, clique em “Alterar Cadastro” e informe o seu Número de Identificação Social (NIS), que é o mesmo do Cartão do Bolsa Família;
  • Preencha os dados que deseja alterar e clique em “Salvar”.

Como atualizar o cadastro pelo CRAS?

Por fim, é possível atualizar o cadastro pelo CRAS, que é uma unidade pública de atendimento à população que oferece os serviços de assistência social.

Para isso, é preciso seguir os seguintes passos:

Atualizar o cadastro no Bolsa Família é um dever e um direito das famílias beneficiárias, que devem manter os seus dados sempre atualizados para evitar o bloqueio, a suspensão ou o cancelamento do benefício.

Neste artigo, você aprendeu como fazer isso de forma simples e rápida, usando o aplicativo CAIXA Tem, o site do CadÚnico ou as unidades do CRAS. Lembre-se de que o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança na situação da família.