Saiba como consultar de maneira fácil e rápida se está inscrito no Cadastro Único

O Cadastro Único, ou CadÚnico, é a ferramenta utilizada pelo governo para conceder benefícios sociais a pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao se inscrever, é possível ter acesso a mais de 15 benefícios, desde que o candidato cumpra os requisitos estabelecidos para cada um.

O registro é uma base de dados que armazena informações sobre famílias de baixa renda, permitindo o acesso a programas como o Bolsa Família, Auxílio Gás, Isenção de Taxa de Concurso Público, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros.

Para realizar a inscrição, é necessário procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), fornecer as informações necessárias e apresentar os documentos solicitados. É uma forma fácil e rápida de verificar se você está inscrito no Cadastro Único e pode ter acesso aos benefícios sociais disponibilizados pelo governo.

Não é necessário que toda a família vá ao posto de atendimento para realizar o cadastro, basta que o responsável familiar compareça e faça o cadastramento. Além disso, é importante ressaltar que pessoas que moram sozinhas também podem se cadastrar no CadÚnico.

Para realizar o registro, o cidadão deve comparecer a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), apresentando título de eleitor ou CPF e um documento de identificação de cada pessoa da família. É necessário que a pessoa que realize o cadastro tenha mais de 16 anos.

Como verificar se já estou inscrito no Cadastro Único?

Se você deseja verificar se já faz parte do Cadastro Único, uma das formas mais fáceis é através do aplicativo oficial. Para isso, basta baixar o aplicativo em seu celular pela Google Play ou App Store e ter acesso à internet.

Ao abrir o aplicativo, selecione a opção “Entrar” e insira seu CPF e data de nascimento. Em seguida, clique em “Consultar”. Se o seu CPF não estiver cadastrado, o aplicativo informará que não foi encontrado nenhum registro. Caso contrário, você poderá visualizar algumas informações ou atualizar seus dados, se necessário.

%d blogueiros gostam disto: