×

Saiba como receber o valor do FGTS diretamente na sua conta através do saque digital

FGTS

Saiba como receber o valor do FGTS diretamente na sua conta através do saque digital

O aplicativo FGTS foi lançado em março de 2016, durante o governo da ex-presidente Dilma Roussef (PT), e desde então tem passado por diversas atualizações e incorporado novas funcionalidades, como o saque digital.

Com o objetivo de oferecer mais praticidade e segurança na transferência de valores, os usuários do aplicativo podem solicitar o saque do fundo com apenas alguns cliques, sem a necessidade de se deslocar até uma agência física da Caixa Econômica Federal.

Quem pode realizar o saque digital?

As regras para o saque do FGTS são definidas pela legislação e contemplam diversas situações em que o trabalhador pode ter acesso aos valores acumulados em sua conta.

São elas:

  • Aquisição de imóvel próprio;
  • Demissão sem justa causa ou término de contrato por tempo determinado;
  • Rescisão de contrato por falência da empresa ou falecimento do empregador;
  • Rescisão de contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria do trabalhador;
  • Necessidade urgente em decorrência de desastre natural;
  • Diagnóstico de doença grave do trabalhador ou de seus dependentes;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Conta sem movimentação de depósitos nos últimos 3 anos.

Cada uma dessas situações possui suas próprias condições e requisitos para a realização do saque, que devem ser verificados junto à Caixa Econômica Federal.

Documentos necessários para saque do FGTS

Para solicitar o saque do FGTS pelo aplicativo, é necessário selecionar a opção correspondente e indicar o motivo do saque. Para fundamentar o pedido, o usuário possivelmente precisará digitalizar alguns documentos.

De modo geral, é importante ter em mãos um documento de identidade com foto, a carteira de trabalho e o número de inscrição no PIS/PASEP ou NIS/NIT.

Contudo, dependendo do motivo do saque, o trabalhador precisará anexar documentos jurídicos, médicos ou emitidos pelo governo.

A lista completa de documentos necessários pode ser conferida no site da Caixa.

Nova regra do FGTS pode render R$ 2 mil a mais para trabalhadores

Outra possibilidade de saque

Há alguns anos, o governo lançou a opção de saque-aniversário, que permite ao trabalhador sacar uma vez por ano, no mês de seu aniversário, uma porcentagem específica de seu fundo de garantia.

Esse tipo de saque não está vinculado aos motivos previstos em lei para os saques do FGTS, mas impede que o trabalhador tenha direito ao saque integral em caso de rescisão.

Para ativar a opção de saque-aniversário, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do FGTS (Android ou iOS);
  2. Faça login com seu CPF e senha;
  3. Clique no menu “Meus Saques”;
  4. Escolha a opção “Modalidade saque-aniversário”.

Após realizar esses passos, a modalidade de saque-aniversário estará habilitada em sua conta. É importante lembrar que ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito ao saque integral em caso de rescisão de contrato de trabalho.

No entanto, é possível reverter a opção e voltar para o saque-rescisão a qualquer momento. Para isso, basta acessar novamente o aplicativo do FGTS, escolher a opção “Desativar” na modalidade saque-aniversário e confirmar a operação.

É importante destacar que a escolha entre as modalidades deve ser realizada com cuidado, avaliando as necessidades e prioridades de cada trabalhador.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na utilização do aplicativo, a Caixa disponibiliza um canal de atendimento ao trabalhador para esclarecimentos e suporte técnico.

Para calcular o valor a ser sacado no saque-aniversário, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS;
  2. Faça login informando CPF e senha;
  3. No menu “Meu FGTS”, selecione a opção “Saque Aniversário”;
  4. Confirme a opção “Simular Saque Aniversário”;
  5. Insira o valor atual do seu FGTS;
  6. O aplicativo mostrará o valor do saque disponível.

É importante lembrar que o valor do saque-aniversário é calculado de acordo com o saldo do FGTS e uma tabela de alíquotas. Quanto maior o saldo, menor a porcentagem a ser sacada.

Posso usar o FGTS para comprar carro?

Infelizmente, a resposta é não. A legislação atual não permite o uso do FGTS para aquisição de veículos. Porém, para quem deseja utilizar o FGTS para essa finalidade específica, existe uma alternativa que pode ser útil.

Esta é a opção de sacar uma parcela do seu FGTS todos os anos no mês do seu aniversário, conhecido como saque-aniversário.

O valor sacado pode ser usado como entrada para aquisição de um veículo ou como garantia para obtenção de empréstimo financeiro para aquisição do veículo.

Contudo, é importante que os trabalhadores planeiem cuidadosamente as suas ações e compreendam plenamente as regras do método de extração escolhido.

Isso evitará surpresas desagradáveis ​​e garantirá que os recursos sejam usados ​​de forma intencional e adequada com base nas suas necessidades.