Pular para o conteúdo

Saiba como regularizar o seu Bolsa Família após o bloqueio!

Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família referente ao mês de julho já foi iniciado, porém muitas famílias unipessoais perceberam que suas parcelas foram bloqueadas ao realizarem a consulta.

Esse procedimento faz parte da averiguação cadastral unipessoal, que teve início em março.

Gostaria de saber o motivo por trás desse bloqueio e como fazer a consulta do seu Bolsa Família? Continue a leitura para obter mais informações sobre esse tema!

O que você encontrará neste artigo:

  • Por que o Bolsa Família está bloqueando alguns pagamentos?
  • Qual é o prazo para regularizar o Bolsa Família?
  • Como consultar se o benefício está bloqueado?
  • Perguntas frequentes

Por que o Bolsa Família está bloqueando alguns pagamentos?

O pagamento do Bolsa Família para alguns beneficiários está sendo bloqueado devido a uma varredura realizada pelo governo federal e pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através de uma revisão dos benefícios concedidos aos cadastros unipessoais.

O MDS tem como meta revisar mais de 8,2 milhões de cadastros unipessoais do Cadastro Único (CadÚnico) até o final de 2023, e desse grupo, cerca de 5 milhões são beneficiários do Bolsa Família.

A maioria desses cadastros está sob investigação devido a suspeitas de recebimento irregular do benefício.

Em outras palavras, são famílias que estão inscritas como unipessoais, mas que, na verdade, vivem com outros beneficiários.

Qual prazo para regularizar o Bolsa Família?

As famílias que tiveram seus benefícios bloqueados neste mês terão a oportunidade de atualizar seus dados no setor do CadÚnico do seu município até o dia 11 de agosto.

No entanto, para organizar a convocação dos cadastros unipessoais que passarão por averiguação, o governo dividiu esse público em vários grupos que serão chamados em diferentes etapas ao longo do ano. Veja a seguir os detalhes:

Convocação do Governo para averiguar cadastros

O MDS divulgou um cronograma de convocação dos cadastros unipessoais. Veja abaixo as datas previstas para a regularização de cada público:

Cronograma de convocação dos cadastros unipessoais
Público Data de inclusão ou atualização CadÚnico Prazo de regularização do cadastro
Público 1 entre agosto/2022 e dezembro/2022 até 16 de junho de 2023
Público 2 entre junho/2022 e julho/2022 até 11 de agosto de 2023
Público 3 entre março/2022 e maio/2022 até 15 de setembro de 2023
Público 4 entre novembro/2021 e fevereiro/2022 até 13 de outubro de 2023
Público 5 até outubro/2021 até 10 de novembro de 2023

Após a realização da atualização do cadastro, caso a família esteja dentro das regras do programa, o pagamento será regularizado, e o beneficiário terá direito aos valores retroativos.

Como consultar se o benefício está bloqueado?

Uma maneira fácil de verificar se o Bolsa Família está bloqueado é através do site ou aplicativo do CadÚnico, disponível em versões para Android e iOS.

A plataforma de consulta exibe a data da última atualização do cadastro da família, o estado cadastral atual e também indica quando será necessário realizar uma nova atualização das informações.

Além do bloqueio do Bolsa Família devido ao cadastro desatualizado, o beneficiário pode visualizar a mensagem “Benefício bloqueado para crédito em conta”.

No entanto, essa situação é diferente e não está relacionada ao Cadastro Único. Neste caso, a mensagem de bloqueio para crédito em conta sinaliza que o valor da próxima parcela será depositado em breve.

Ele ficará retido para movimentações até a data determinada para o saque, conforme o calendário do Bolsa Família.

Agora que já sabe como consultar se seu Bolsa Família está bloqueado, compartilhe este conteúdo com quem precisa se informar.

E para continuar sempre por dentro do conteúdo MeuTudo, basta preencher o formulário nesta página e receber semanalmente em seu e-mail.

Dúvidas frequentes

Por que o Bolsa Família está bloqueando alguns pagamentos?

O Bolsa Família pode bloquear pagamentos devido a irregularidades no cadastro, falta de atualização de informações ou pendências na verificação dos critérios de elegibilidade.

Quando será pago o Bolsa Família em julho de 2023?

O Bolsa Família referente a julho será pago entre os dias 18 e 31, de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.

Como consultar o Bolsa Família bloqueado?

Para verificar se o benefício está bloqueado e o motivo do bloqueio, é possível acessar o aplicativo do Bolsa Família ou Cadastro Único.

Geralmente, o bloqueio ocorre por falta de atualização dos dados. Para atualizar o cadastro, é necessário comparecer ao CRAS com os documentos de todos os membros da família.

Por que houve uma redução no número de famílias no Bolsa Família?

Houve revisões cadastrais para excluir benefícios irregulares, o que resultou na redução do número de famílias atendidas.