×

Saiba o que fazer se a empresa não pagou a contribuição ao INSS

carnê do INSS

Saiba o que fazer se a empresa não pagou a contribuição ao INSS

Todo trabalhador com carteira assinada é segurado obrigatório, o que significa que o empregado deve pagar contribuições previdenciárias todos os meses.

No entanto, atenção: as contribuições são de responsabilidade exclusiva da empresa e o valor deve ser repassado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Veja mais: LIBERADO 2 saques de até R$2.900 do FGTS 2022

Assim, toda pessoa que exerça qualquer atividade remunerada é obrigada a pagar contribuições ao INSS. Isso ocorre porque esses funcionários são segurados do INSS. Isso significa que a contribuição mensal é o primeiro passo para garantir essa segurança.

Contribuição ao INSS

A contribuição previdenciária do empregado é paga mensalmente. É por meio da guia da Previdência Social que o valor é descontado.

Ou seja, uma contribuição nada mais é do que o valor descontado do seu salário mensalmente a título de INSS.

O valor é calculado com base no salário de cada funcionário. É assim que o INSS determina o percentual. Por exemplo, quem ganha entre 1 100,01 e 2 203,48 tem um desconto mensal de 9% do seu salário.

É sempre importante verificar se a empresa está com os pagamentos do INSS atualizados para cada funcionário. Para o efeito, cada trabalhador pode consultar a situação no Registo Nacional de Informação (CNIS).

Por meio dele, é possível verificar todos os pagamentos efetuados pela empresa, mesmo que algum deles esteja inadimplente. O monitoramento é fundamental para garantir a segurança do trabalhador.

Afinal, uma porcentagem é descontada de seu salário todo mês. Ao pleitear determinados benefícios, como aposentadoria, ele precisa ter a destinação certa para evitar problemas previdenciários. Ou seja, perde a qualidade do segurado.

O monitoramento também pode ser feito por meio de um site ou aplicativo “Meu INSS”. Se a empresa não pagar adequadamente, pode ser responsabilizada por peculato.