×

Saiba se você tem direito a receber R$ 10 mil pelo FGTS em 2022;

Saiba se você tem direito

Saiba se você tem direito a receber R$ 10 mil pelo FGTS em 2022;

 

O aumento dos preços das necessidades diárias levou os brasileiros a buscar alternativas para complementar sua renda mensal. Uma possível fonte de financiamento para os trabalhadores é a revisão do FGTS.

Na prática, trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para revisar correções fornecidas pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é trocar a atual taxa referencial (TR) por outra taxa referencial que sobe com a inflação.

A decisão, que será tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), pode dar a milhares de brasileiros uma média de 10 mil reais – porém, em alguns casos, podem chegar a 72 mil reais.

Quem pode participar?

Os trabalhadores que contribuíram para o FGTS de 1999 até o presente podem entrar com pedido de revisão por meio de processo judicial. Isso porque a decisão do STF só beneficiará esses casos.

Como entrar com ação?

A princípio, a sugestão era que o trabalhador simulasse quanto poderia ganhar pela revisão do FGTS. Usando a calculadora LOIT FGTS totalmente gratuita, ele pode calcular o saldo que receberá se o índice modificado do fundo mudar.

Se o valor final valer a pena, você pode ajuizar a ação judicial com os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, CPF, RG, Comprovante de Residência (água, energia, conta de telefone etc.), além da certidão do FGTS.