×

Saque esquecido do FGTS e PIS/Pasep é liberado pela Caixa

Saque esquecido do FGTS e PIS/Pasep é liberado

Saque esquecido do FGTS e PIS/Pasep é liberado pela Caixa

Quem não fica feliz em encontrar dinheiro perdido na calça ou na bolsa? Bem, encontrar algum valor esquecido para receber é realmente satisfatório.

Estamos falando sobre isso porque, assim como encontrar dinheiro esquecido ou perdido é uma coisa boa, milhares de trabalhadores realmente têm toneladas de dinheiro esquecido para recuperar.

Esses valores são relativos ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao PIS/Pasep.

Nesse sentido, hoje vamos discutir quatro possibilidades de recebimento de dinheiro esquecido pelos trabalhadores, que podem ter um grande impacto no final do mês.

Dinheiro do FGTS esquecido

No caso de dinheiro esquecido no Fundo de Garantia, esta opção aplica-se a trabalhadores que estejam desempregados há pelo menos três anos ou que tenham trabalhado informalmente sem entrar na carteira.

Isso porque, de acordo com o FGTS (Lei 8.036/90), os empregados que não estejam cadastrados há pelo menos três anos e tenham saldo nas contas do Fundo de Garantia podem pagar todos os valores disponíveis.

Se você está desempregado ou não tem cadastro há pelo menos três anos, o primeiro passo é verificar se tem saldo em suas contas do FGTS.

Para verificar se você tem saldo, basta baixar o aplicativo do FGTS disponível para celulares Android e iOS, fazer login na sua conta gov.br e consultar os valores.

Se você tiver os valores para receber o pagamento integral do FGTS em caso de desemprego, poderá fazê-lo no mês de seu nascimento, bastando ir à agência federal da Caixa Econômica.

Para isso, será necessário apresentar documento de identidade oficial, número do PIS/Pasep/NIS e carteira de trabalho que comprove que não é cadastrado há pelo menos três anos.

Dinheiro esquecido do PIS/Pasep

No caso do PIS/Pasep, há duas opções de pagamento referentes ao abono salarial do PIS/Pasep e uma referente aos valores do Fundo PIS/Pasep.

Abono salarial 2019 e 2020

O empregado que trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019 ou 2020, que recebeu até dois salários mínimos mensais e que estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos nos respectivos anos de 2019 e 2020 e não recebimento de benefícios pode ter direito à sua retirada.

Se você atende às condições descritas acima e não recebeu abono salarial em 2021 ou este ano, é bem possível que tenha dinheiro para receber.

Para verificar se você tem direito ao benefício, basta baixar o aplicativo Cartão de Trabalho Digital disponível para Android e iOS, fazer login na sua conta gov.br e fazer uma consulta.

Por meio do app, você poderá verificar se está qualificado para 2019 ou 2020, ou mesmo para ambos, mas ainda não recebeu.

Vale lembrar que o pagamento dos benefícios em 2019 e 2020 será possível até dezembro, então corra para uma consulta e caso tenha saldo, retire o valor disponível.

Cotas do fundo PIS/Pasep

No caso dos valores do fundo PIS/Pasep, o benefício é destinado aos empregados que trabalharam nos anos de 1970-1988.

Segundo a Caixa, mais de 10 milhões de pessoas ainda têm direito a um pagamento e não recompraram os valores.

O grande problema da Caixa é que a maioria desses trabalhadores já se aposentou e nem sabe que tem dinheiro para receber.

A consulta e a retirada podem ser feitas por um funcionário, bastando ir até a agência da Caixa com documento oficial com foto.

Lembre-se de perguntar sobre os valores dos recursos do PIS/Pasep e não confundir com o abono salarial, que são benefícios completamente diferentes.

Portanto, se você ou um de seus familiares trabalhou de 1970 a 4 de outubro de 1988 com carteira assinada e não recebeu os valores do PIS/Pasep, é bem possível que o dinheiro fique guardado e liberado para pagamento.

 

Deixe uma resposta