×

Saque extra do FGTS de até R$1.000 pode ser liberado para 40 milhões em 2022

Saque extra do FGTS

Saque extra do FGTS de até R$1.000 pode ser liberado para 40 milhões em 2022

A informação foi dada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, em evento realizado pelo Banco BTG Pactual na última terça-feira (22).

Cerca de 40 milhões de trabalhadores poderão receber saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O objetivo é flexibilizar o saque dos recursos do FGTS até o final do ano. “Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados” disse o ministro.

Veja mais: Banco Central diz valor médio a ser liberado por CPF – Confira

“São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado? ”, questionou Guedes.

Novo saque do FGTS

Novos saques serão autorizados aos trabalhadores com saldo positivo na conta do FGTS. No entanto, o valor ou quando ocorrerá ainda não foi determinado, mas a expectativa é que seja feito um saque de 500 reais a 1.000 reais.

Tenha em mente que esta versão ainda está sendo lançada pelo governo federal. Antes, é importante ressaltar que a definição do limite de saque dependerá da disponibilidade financeira do fundo, portanto não afetará as reservas.

A previsão é de que o novo modelo seja disponibilizado por meio de uma medida temporária (MP), que deve ser editada pelo presidente Jair Bolsonaro em até 20 dias, segundo membros da equipe econômica do governo.

Se confirmado, seria a terceira vez que o governo Bolsonaro autoriza um saque especial de recursos do FGTS. A primeira ocorreu em 2019, a chamada retirada imediata. Em 2020, foi prevista uma retirada emergencial de tropas devido à pandemia de Covid-19.

Saque-aniversário: O que perco ao aderir?

De acordo com o Ministério da Economia, até novembro de 2021, mais de 16 milhões de trabalhadores participaram do saque anual do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Para quem não sabe, os saques de aniversário são uma forma de saque do FGTS que permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo disponível em sua conta do fundo a cada ano durante o mês de aniversário.

Regras do saque-aniversário

Os saques aniversário do FGTS são opcionais, ou seja, os trabalhadores interessados ​​precisam migrar para o modal. O prazo de adesão é sempre o último dia do mês de aniversário de cada trabalhador.

No entanto, deve-se esclarecer que, em caso de demissão sem justa causa, aqueles que optarem por não participar do aniversário perderão o direito de optar por não participar. No entanto, é possível reverter para o método tradicional de saque do FGTS em até 25 meses.

Quais direitos eu perco ao aderir o saque-aniversário?

Em suma, o único prejuízo para os trabalhadores que insistem na desistência de aniversário é justamente a desistência total em caso de demissão injustificada.

Outros fundos, como a multa de 40% por rescisão do contrato e direitos em determinadas circunstâncias, como a compra de um imóvel, continuarão existindo.

No entanto, é preciso ficar atento ao valor disponível no FGTS para entrar no financiamento do imóvel, pois com o tempo o saldo diminuirá em função da renda anual dos saques de aniversário.

Além disso, os sacadores aniversariantes ainda terão acesso a todas as outras opções de saque do FGTS. Veja quais são:

  • Rescisão por acordo;
  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Extinção da empresa;
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
  • Aposentadoria;
  • Necessidade pessoal, urgente e grave;
  • Suspensão do trabalho avulso;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Idade superior a 70 anos;
  • Doenças graves, como HIV, câncer ou estado terminal, do titular ou dependente;
  • Conta inativa por três anos consecutivos;
  • Compra de casa própria ou amortização ou liquidação de sistema imobiliário de consórcio.