vagas de empregos

Segmento importante deve abrir vagas de empregos por causa da Copa do Mundo

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que até o final de 2022, 45% dos bares e restaurantes deverão contratar novos funcionários.

De acordo com a Abracel, o aumento de contratações será afetado pela Copa do Mundo de 2022, que tem início previsto para 20 de novembro, além de feriados de final de ano, como Natal e Réveillon.

Por que bares e restaurantes vão contratar mais funcionários?

Algumas instituições estão voltando à lucratividade à medida que os indicadores econômicos melhoram. De acordo com a pesquisa, 63% dos bares e restaurantes relataram um aumento na demanda. 25% disseram que aumentaram sua equipe para atender à demanda.

Outras agências esperam expandir a rede. De acordo com a pesquisa, 11% deles querem contratar funcionários para expandir seus negócios, incluindo serviços, produtos e até filiais.

A mudança que a pandemia trouxe para a indústria também afetou a admissão de novas equipes. A Abrasel descobriu que 25% dos bares e restaurantes querem realinhar sua força de trabalho às mudanças provocadas pelo coronavírus.

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, disse: “Reduzir a inflação cheia é muito importante para as empresas, pois reduz custos em um setor que está sob pressão há vários meses, mantém o cardápio mudando e absorve aumentos significativos”.

Qual tipo de profissional está sendo buscado?

Apesar das altas expectativas para novas contratações em bares e restaurantes, as empresas estão encontrando dificuldades para encontrar profissionais em determinadas áreas.

De acordo com a pesquisa, 99% dos entrevistados que planejam contratar um novo funcionário acharam difícil escolher. Os profissionais mais difíceis de encontrar são aqueles com alto grau de especialização:

  • Padeiro
  • Sommelier
  • Chef de cozinha
  • Gerente
  • Profissional de TI

No entanto, os tipos de funcionários mais procurados pelas empresas são aqueles com as qualificações mais baixas:

  • Auxiliar de cozinha
  • Garçom
  • Atendente/Cumin

“Encontrar bons profissionais sempre foi uma dificuldade do nosso setor, que se torna mais evidente em momentos como este, de alta demanda”, afirma Solmucci.

Situação econômica atual dos bares e restaurantes 

A pesquisa da Abrasel mostra que essas instituições melhoraram financeiramente. O índice de bares e restaurantes rentáveis ​​nos últimos meses se manteve estável em 45%.

Das agências entrevistadas, 36% afirmaram ter equilíbrio financeiro no trabalho em setembro, enquanto 19% relataram prejuízos.

O número de empresas inadimplentes no regime do Simples Nacional também caiu. 31% das parcelas estão inadimplentes. Em junho, esse número chegou a 42%.

%d blogueiros gostam disto: