×

Segmento importante deve abrir vagas de empregos por causa da Copa do Mundo

vagas de empregos

Segmento importante deve abrir vagas de empregos por causa da Copa do Mundo

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostra que até o final de 2022, 45% dos bares e restaurantes deverão contratar novos funcionários.

De acordo com a Abracel, o aumento de contratações será afetado pela Copa do Mundo de 2022, que tem início previsto para 20 de novembro, além de feriados de final de ano, como Natal e Réveillon.

Por que bares e restaurantes vão contratar mais funcionários?

Algumas instituições estão voltando à lucratividade à medida que os indicadores econômicos melhoram. De acordo com a pesquisa, 63% dos bares e restaurantes relataram um aumento na demanda. 25% disseram que aumentaram sua equipe para atender à demanda.

Outras agências esperam expandir a rede. De acordo com a pesquisa, 11% deles querem contratar funcionários para expandir seus negócios, incluindo serviços, produtos e até filiais.

A mudança que a pandemia trouxe para a indústria também afetou a admissão de novas equipes. A Abrasel descobriu que 25% dos bares e restaurantes querem realinhar sua força de trabalho às mudanças provocadas pelo coronavírus.

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, disse: “Reduzir a inflação cheia é muito importante para as empresas, pois reduz custos em um setor que está sob pressão há vários meses, mantém o cardápio mudando e absorve aumentos significativos”.

Qual tipo de profissional está sendo buscado?

Apesar das altas expectativas para novas contratações em bares e restaurantes, as empresas estão encontrando dificuldades para encontrar profissionais em determinadas áreas.

De acordo com a pesquisa, 99% dos entrevistados que planejam contratar um novo funcionário acharam difícil escolher. Os profissionais mais difíceis de encontrar são aqueles com alto grau de especialização:

  • Padeiro
  • Sommelier
  • Chef de cozinha
  • Gerente
  • Profissional de TI

No entanto, os tipos de funcionários mais procurados pelas empresas são aqueles com as qualificações mais baixas:

  • Auxiliar de cozinha
  • Garçom
  • Atendente/Cumin

“Encontrar bons profissionais sempre foi uma dificuldade do nosso setor, que se torna mais evidente em momentos como este, de alta demanda”, afirma Solmucci.

Situação econômica atual dos bares e restaurantes 

A pesquisa da Abrasel mostra que essas instituições melhoraram financeiramente. O índice de bares e restaurantes rentáveis ​​nos últimos meses se manteve estável em 45%.

Das agências entrevistadas, 36% afirmaram ter equilíbrio financeiro no trabalho em setembro, enquanto 19% relataram prejuízos.

O número de empresas inadimplentes no regime do Simples Nacional também caiu. 31% das parcelas estão inadimplentes. Em junho, esse número chegou a 42%.