×

Segurados do INSS têm vitória melhor que 14º salário na Justiça – Saiba mais

Segurados do INSS

Segurados do INSS têm vitória melhor que 14º salário na Justiça – Saiba mais

O Conselho da Justiça Federal  (CJF) decidiu restabelecer o pagamento de milhões de reais devidos aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A libertação de precatórios foi suspensa no final de julho.

Quando uma ação judicial contra uma tirania é vencida, o segurado é financiado por meio de pequenas desapropriações (RPV) ou medidas cautelares. Tudo depende da dívida total.

Diferença entre RPV e precatório

Ordens de pequeno valor são ordens de pagamento de até 60 salários mínimos, que atualmente equivale a R$ 72.720. Esses pedidos são liberados em até dois meses, tornando-os muito mais rápidos do que as requisições de valor originais.

Em junho, 63.522 processos que deixaram de ter recursos do INSS pagaram R$ 1,5 bilhão.

A Justiça libera verbas para precatórios uma vez por ano, e as pessoas envolvidas são classificadas de acordo com sua ordem de prioridade. Esses precatórios são ordens de pagamento que envolvem valores superiores a 60 salários mínimos.

Consulta aos atrasados do INSS

O beneficiário ou o procurador da ação poderá consultar as ações movidas contra o INSS no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TRF) responsável por sua região.

Confira os endereços dos portais para consulta: