Atualmente, a dívida é uma realidade incômoda para muitos brasileiros. Levando em consideração a crise econômica causada pela pandemia, estima-se que cerca de 63 milhões de cidadãos tenham restrições ao CPF, e esse número pode ser ainda maior.
No entanto, instituições de crédito como a SPC e a Serasa desenvolveram plataformas de renegociação de dívidas, permitindo aos consumidores inadimplentes regularizar sua situação e manter o nome limpo, obtendo crédito no mercado.
Graças a estas ferramentas, o devedor poderá negociar a sua dívida de forma ágil e prática, com facilidade de pagamento. Confira abaixo o que são essas plataformas e saiba como funcionam para manter o seu nome nome limpo em 2021.
Serasa
O site e aplicativo Serasa Consumidor está à disposição dos inscritos na lista negativa do Serasa. Na plataforma, você pode consultar o CPF, apurar a existência de dívidas e, se necessário, negociar com o credor. Todo o processo de celebração do contrato, incluindo a geração do boleto para quitação da dívida, ocorre diretamente no site, com toda comodidade para o consumidor.
Confira passo a passo a plataforma Serasa Consumidor e limpar seu nome:
- Acesse o site ou baixe o aplicativo Serasa Consumidor;
- Faça o cadastro e crie uma senha de acesso na plataforma;
- Na página seguinte, serão informadas as pendências em nome do consumidor e se há alguma proposta de negociação;
- Selecione a proposta com as condições mais atrativas e confirme a negociação;
- Selecione a opção “Gerar boleto” e efetue o pagamento.
SPC Brasil
Os consumidores com dívidas cadastradas na SPC Brasil podem acessar o site “Negociar Dívida Online”. A plataforma fornece consulta gratuita ao Conselho do Fundo de Previdência Central e oferece opções para renegociação de dívidas.
Os interessados devem se cadastrar no site, fornecendo dados pessoais como nome, CPF, e-mail e celular. Além disso, o consumidor deve contar como descobriu a plataforma e criar uma senha de login.
Após o cadastro, basta utilizar a senha previamente criada para acessar esta página e fazer consultas. Serão listadas dívidas em nome do consumidor e propostas de renegociação.
Renegociei minha dívida, e agora?
Depois de negociar dívidas não pagas e deixar uma lista de inadimplência com agências de crédito como SPC e Serasa, o consumidor precisará ter um pouco de paciência. Isso porque, mesmo sem restrições, as empresas podem demorar para disponibilizar novamente o crédito.
Por exemplo, ao solicitar um cartão de crédito, a instituição verificará o histórico do solicitante e, quando descobrir que ele já possuía o nome sujo, poderá recusar o pedido. Além disso, a pontuação é menor quando existe uma restrição que também pode dificultar o acesso ao crédito.
Portanto, uma vez o nome limpo, o consumidor deve se mostrar um bom pagador, atualizando suas contas para reconquistar a confiança das empresas e, consequentemente, o crédito no mercado.
Lembre-se de que, em alguns casos, os usuários podem ter nomes sujos tanto no SPC quanto no Serasa.
Portanto, mesmo quando uma das dívidas for renegociada, a outra permanecerá negativa, é importante verificar as restrições do CPF com cada agência de proteção ao crédito e quitar todos os débitos ativos.