×

STF muda regras que podem ajudar aposentados com a revisão da vida toda

doenças mentais que da direito

STF muda regras que podem ajudar aposentados com a revisão da vida toda

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira, 9, não alterar o voto de ministros aposentados para a próxima sessão.

A decisão reacendeu as expectativas dos aposentados que aguardam uma decisão sobre a revisão da vida toda do INSS.

Sem dúvida, uma das iniciativas previdenciárias de maior destaque no STF atualmente. Com ele, os aposentados autônomos têm direito a incluir todas as contribuições efetuadas, inclusive aquelas anteriores à efetivação do plano em 1994, no cálculo do salário médio dos benefícios. O objetivo é aumentar a renda dos aposentados.

Relembre o caso

Em uma plenária virtual em março, as discussões sobre a implementação da medida foram efetivamente encerradas.

No entanto, minutos antes do final da reunião, o ministro Kassio Nunes Marques pediu destaque, o que acabou levando o processo a novo julgamento, desta vez em plenário, sem data específica.

Quando entrou no plenário virtual, o parecer favoreceu os aposentados, com 6 votos contra e 11 votos a favor da possibilidade de revisão.

Em tese, isso por si só já garante a constitucionalidade da lei. Os opositores da decisão apontavam para um aumento de 46 bilhões de reais nos gastos do governo em 10 anos.

Assim, com o ministro Nunes Marques pedindo a passagem da votação de um plenário virtual para uma reunião física, o então ministro Marco Aurélio, agora aposentado, não pode mais votar.

Andre Mendonza, novo ministro indicado pelo presidente Bolsonaro, assumirá o seu lugar. Segundo especialistas, a probabilidade de votar contra a decisão anterior é alta.

Entenda a Reviravolta

Com a decisão de não alterar o voto dos ministros aposentados, há uma boa chance de que a revisão vitalícia do INSS realmente se torne lei. Isso porque a medida corrobora a opinião anterior.

“Se os votos já emitidos forem mantidos, isso pode manter a pontuação da revisão por toda a vida. É uma luz para os segurados da previdência”, esclareceu no processo o chefe do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Portanto, se aprovado, a revisão vitalícia do INSS se aplicará a:

  • Segurados que se aposentaram antes da reforma da previdência implementada em 13 de novembro de 2019;
  • aos segurados beneficiários da Lei nº 9.876, de 1999;
  • Para o segurado que se aposentou nos últimos 10 anos.

CONTINUE LENDO ->