×

Teve Benefício do INSS negado? Veja como recorrer de forma certa

Eu nunca paguei o INSS posso me aposentar?

Teve Benefício do INSS negado? Veja como recorrer de forma certa

Um dos motivos mais comuns para negar benefícios é a falta de documentação.

Esses documentos são essenciais para o INSS saber se você realmente tem direito aos benefícios.

Portanto, antes de enviar qualquer solicitação, verifique se possui todos os documentos exigidos pelo INSS.

Visite a página de Serviços do INSS, clicando aqui, Você poderá escolher os benefícios que deseja e determinar os documentos necessários para o INSS.

Se precisar de orientação, procure o apoio de um advogado especialista na área para analisar sua situação específica para verificar quais são seus direitos e como garanti-los.

Como devo recorrer a Beneficio Negado?

Um ponto importante que precisamos esclarecer é que quando o INSS nega uma solicitação de beneficio a decisão nem sempre é justa.

Por isso, o próprio INSS mantém um sistema pelo qual o segurado pode solicitar a reavaliação dessa decisão.

Em outras palavras, o recurso administrativo do INSS nada mais é do que um pedido de reconsideração de decisão que indeferiu seu benefício.

  • Quem pode entrar com esse recurso?

Qualquer segurado do INSS pode solicitar esse recurso.

Em caso de falecimento do segurado, o dependente também pode apresentar requerimento.

  • Qual é o prazo para recorrer no INSS?

O prazo para apresentação deste recurso expira 30 dias após a divulgação da decisão.

Portanto, a partir do momento em que você recebe sua carta do INSS informando sobre o indeferimento do seu pedido, o prazo de 30 dias começa a correr.

  • BENEFÍCIO NEGADO: Como Recorrer?

É possível recorrer através de petição ou formulário.

Uma petição é um documento geralmente preparado por um advogado. Os segurados que recorrem sem advogado podem fazê-lo preenchendo um formulário.

Este formulário está disponível clicando aqui.

No tópico “RAZÕES DO RECURSO” marcado no formulário, aqui você informará os motivos pelos quais o INSS recusou injustamente o benefício.

Por se tratar de uma questão mais técnica, muitos pedem a assistência de um advogado da Previdência Social para fundamentar o recurso.

Após o preenchimento do formulário, o laudo pode ser elaborado através do MEU INSS ou na agência. Para entregar um recurso a uma agência, você deve primeiro agendar esse serviço ligando para 135.

Para acompanhar o recurso, o contato será o mesmo, ou seja, via MEU INSS ou pelo telefone 135.

Compensa entrar com um recurso?

Se você tem direito a um benefício, ou seja, se você realmente tem direito a um benefício, é importante recorrer.

Quando você recebe uma carta do INSS negando o benefício, também há motivos. Se achar que este motivo não corresponde à realidade dos factos, pode recorrer.

Se você avaliou a correspondência e não entendeu o conteúdo fornecido pelo INSS, procure a assistência de um advogado previdenciário para realizar essa análise para você.

Além disso, se o INSS rejeitar seu recurso, é possível, conforme o caso, entrar com uma ação e pedir ao tribunal que avalie as provas que você forneceu e seus direitos.

Como mencionamos, um advogado previdenciário pode avaliar com mais precisão o seu caso específico e avaliar quais medidas podem ser tomadas no seu caso específico.