Teve seu consignado do Auxílio Brasil cancelado? Veja o que fazer para liberar o pagamento
Isso não é comum, principalmente porque a linha de crédito tem menos de um mês. No entanto, em determinadas circunstâncias, o empréstimo do Auxílio Brasil pode ser cancelado. A boa notícia é que a situação pode ser revertida!
Uma nova solicitação de empréstimo do Auxílio Brasil pode ser feita mesmo que a solicitação do programa social do beneficiário seja rejeitada.
A Caixa Econômica Federal (CEF) estima que até a última sexta-feira (21), cerca de 200 mil segurados estavam com contratos em análise ou pendentes e poderiam apresentar novos pedidos.
Um novo pedido de empréstimo do Auxílio Brasil pode ser feito caso o pedido tenha sido cancelado, mas esteja dentro das regras de elegibilidade estabelecidas pelo Ministério da Cidadania.
Mas, nesse caso, o procedimento tem que ser feito por meio de uma poupança social digital, aplicativo Caixa Tem, casa lotérica ou até mesmo a agência bancária mais próxima.
Por outro lado, os segurados que não atenderem aos critérios do programa e da própria linha de crédito poderão solicitar novamente o empréstimo do Auxílio Brasil, desde que sua situação cadastral seja normalizada.
Para quem atende às regras de emancipação, o crédito não é autorizado se os benefícios forem retirados após dois anos do contrato formal.
Principais motivos que geram o cancelamento do empréstimo do Auxílio Brasil
- CPF com problema na Receita Federal;
- Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania;
- Ainda não ter recebido três parcelas do benefício;
- Não receber o benefício em conta;
- Auxílio Brasil com previsão de acabar.
Quem tem direito ao empréstimo do Auxílio Brasil?
Como o nome sugere, o Auxílio Brasil oferece empréstimos exclusivamente para beneficiários de programas sociais. Atualmente, os serviços de transferência de renda atendem 20,65 milhões de famílias socialmente desfavorecidas. Segundo o Ministério da Cidadania, 70% dos brasileiros vivem nessas condições.
Para solicitar o empréstimo do Auxílio Brasil, você deve:
- Estar inscrito no Auxílio Brasil, com renda familiar de até R$ 205,00 por pessoa;
- Estar com os dados atualizados no Cadastro Único;
- Autorizar presencialmente a solicitação do crédito consignado.
Os bancos têm o direito de acesso às informações pessoais e bancárias relacionadas aos detentores de juros, necessárias para a execução dos contratos.