×

Trabalhador pode levar uma boa grana com a Revisão do FGTS – Veja como solicitar

Saque extra do FGTS

Trabalhador pode levar uma boa grana com a Revisão do FGTS – Veja como solicitar

Os valores do FGTS correspondem a 8% dos salários recebidos e são depositados mensalmente pelos empregadores.

A retirada do FGTS só pode ser feita em circunstâncias específicas previstas na lei brasileira. Este valor do depósito permanece em uma conta em nome do funcionário.

Ao mesmo tempo, devido ao índice de correção cambial do saldo do fundo, ele deve ter uma certa rentabilidade, o que não acontecia há algum tempo.

A métrica utilizada para reequilibrar os saldos das contas do FGTS é a Taxa Referencial (TR), que não acompanha a inflação e está zerada desde 2017, indicando perdas reais para os trabalhadores.

Leia mais:

Por esse motivo, os cidadãos que solicitam a revisão do FGTS esperam que as métricas atuais sejam substituídas por métricas melhores, que possam corrigir corretamente o valor do fundo à medida que a inflação avança. Os índices mais citados em substituição ao TR são IPCA, INPC e IPCA-E.

Solicitar a revisão vale a pena?

Todo trabalhador com carteira assinada em algum momento desde 1999 pode solicitar uma revisão. Qualquer trabalhador pode ser prejudicado, mas a ação pode beneficiar alguns mais do que outros.

O valor obtido com a revisão pode variar muito, dependendo de quanto tempo os fundos foram mantidos no fundo, o valor dos depósitos, o valor dos salários dos trabalhadores e outros fatores.

É importante ressaltar para quem deseja solicitar a revisão que quanto maior o salário recebido e quanto mais tempo os recursos permanecerem no fundo, maior será o saldo que o trabalhador deve receber.

Quando a revisão será julgada?

A decisão foi adiada no ano passado e até agora tem sido imprevisível. Entende-se que o Supremo Tribunal de Federal (STF) pode tomar uma decisão a qualquer momento deste ano.