×

Transtornos mentais podem dar direito a três proventos do INSS: Confira quais

Transtornos mentais podem dar direito a três proventos do INSS: Confira quais

O INSS concede auxílio a pessoas que sofrem de transtornos mentais que não podem trabalhar devido à sua condição.

O reconhecimento da doença mental como uma condição legítima que pode causar incapacidade significativa é um passo importante no apoio a indivíduos com problemas de saúde mental. Em síntese, as doenças mentais podem ter um impacto significativo na capacidade de trabalho de uma pessoa e muitas vezes são estigmatizadas e mal compreendidas, o que pode dificultar a busca de tratamento por parte dos indivíduos.

É importante ressaltar que uma saúde mental prejudicada pode significar uma série de sintomas que podem dificultar o desempenho de seus deveres profissionais, incluindo problemas de memória, dificuldade de concentração e falta de energia ou motivação.

Conheça os dois benefícios do INSS disponíveis

O auxílio do INSS para transtornos mentais pode ser dividido em duas categorias principais: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. O auxílio-doença é um auxílio temporário, enquanto a aposentadoria por invalidez é um auxílio de longo prazo.

Para ter direito ao auxílio-doença, o indivíduo deve ter contribuído para o INSS por, pelo menos, 12 meses e apresentar prova médica de incapacidade para o trabalho devido ao transtorno mental. A aposentadoria por invalidez também está disponível para indivíduos que contribuíram com o INSS por, pelo menos, 12 meses e que são considerados definitivamente incapazes para o trabalho devido ao seu transtorno mental.

É fundamental ressaltar que, para ter direito ao auxílio-doença do INSS para transtornos mentais, o indivíduo deve ter diagnóstico médico de profissional de saúde habilitado. Além disso, é imprescindível seguir os procedimentos adequados ao solicitar o auxílio do INSS, pois o processo de solicitação pode ser demorado e exigir vários documentos.