×

Últimas sobre o Empréstimo do Auxílio Brasil e calendário de pagamento do consignado

Empréstimo do Auxílio Brasil

Últimas sobre o Empréstimo do Auxílio Brasil e calendário de pagamento do consignado

Pela portaria 816 do Ministério da Cidadania, o regulamento do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi publicado no final de setembro, e algumas empresas já confirmaram que vão trabalhar com o empréstimo e as datas de liberação. quantidades.

Uma dessas empresas é, por exemplo, o Banco Pan, que já confirmou a folha de pagamento para os beneficiários pré-cadastrados e, após uma análise de crédito não planejada inicialmente, o banco informa aos banqueiros aprovados que os contratos serão assinados em seguida. segunda-feira (10), indicando que os valores serão divulgados na semana seguinte.

O Banco Pan disse recentemente que não receberá novas propostas de empréstimo, mas pré-aprovou aquelas que não são negativas, apenas fechando negócios com clientes que a empresa acredita que não representaria risco de inadimplência, encaminhando outros clientes para outras instituições financeiras institucionais, como a Caixa .

Isso porque a Caixa também informou que trabalhará com o consignatário Auxílio Brasil e ainda cobrará juros inferiores a 3,5% ao mês como teto, porém, a presidente do banco, Daniella Marques, disse que o empréstimo será liberado apenas no segundo metade do mês e, por isso, os beneficiários da People precisarão aguardar a liberação para assinar a Caixa, assim como os rejeitados pelo Banco Pan.

Bancos que desistiram do consignado do Auxílio Brasil

Em comparação com a Caixa e o Banco Pan, empresas como PicPay, Banco BMG, Itaú, Nubank, Bradesco, Banco C6, Banco Santander e Banco Inter confirmaram que não devem oferecer contratos de empréstimo salarial, temendo que os beneficiários sofram prejuízos sem se beneficiarem a qualquer momento. Pode pagar o empréstimo, causando prejuízos ao negócio.

Por outro lado, o Banco Safra emitiu nota citando ação judicial questionando a validade das regras de empréstimo autorizado e notificou-o para renunciar à sua cooperação com o consignatário do Auxílio Brasil em razão das discussões legais e regulatórias sobre o assunto, com garantia de legalidade certeza e O objetivo da proteção do cliente.

Outros bancos, como o Banco do Brasil e o Agibank, disseram recentemente que estão analisando as exigências da portaria do Ministério da Cidadania para determinar se a concessão de crédito a essas famílias é um bom negócio para a empresa, pois muitos também temem perder os benefícios da família e do dívida que vem com ele.

Teto de juros para o consignado do Auxílio Brasil

Antes da regulamentação, muitos bancos já realizavam simulações de pré-cadastro onde cobravam dos beneficiários do programa de transferência de renda até 100% ao ano, situação que gerou inúmeras reclamações de especialistas em políticas públicas e órgãos de defesa do consumidor.

Isso porque o crédito consignado é uma forma de pagamento direto à fonte de renda do contratante, fator que dá aos bancos uma garantia quase total de cobrança, e por isso, esse método é conhecido por ter as menores taxas de juros do mercado. . , inclusive oferecido aos segurados da Previdência Social com juros mensais de 2,13%.

Para resolver esta situação, o Ministério da Cidadania estabeleceu o pagamento de uma taxa mensal de 3,5% acima do mercado e ligeiramente superior ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS0), que cobra taxas adicionais, como o custo de abertura de um crédito, que também é cobrado.

Os bancos e as regras do consignado do Auxílio Brasil

A regulamentação do empréstimo salarial Auxílio Brasil é muito esperada pelos beneficiários dos programas de mercado e de transferência de renda, pois por meio dessa regulamentação os bancos e financeiras poderão decidir pela concessão do crédito e também poderão definir quais as condições dessa oferta estará sob, desde que esteja dentro das regras proceda abaixo.

Além disso, outro aspecto positivo é que a empresa é obrigada a informar aos beneficiários do Auxílio Brasil o valor total, portanto, os beneficiários têm o direito de fazer valer seus direitos e buscar saber quanto foi contratado e quanto a família pagará no final, ao assinar o contrato, pois só assim você poderá encontrar a melhor oferta e evitar possíveis abusos ou fraudes.

Valor do consignado do Auxílio Brasil

Segundo o Ministério da Cidadania, o atual pagamento de 600 reais pelo Auxílio Brasil não será levado em consideração na assinatura do contrato de empréstimo, pois os outros 200 reais são temporários e serão pagos por apenas cinco meses, que se encerrará em dezembro.

Portanto, pode ser comprometido até 40% do valor de 400 reais, que é o valor mínimo recebido pela família, equivalente a um percentual de 160 reais, assim o beneficiário que se comprometer a pagar 160 reais em parcelas mensais poderá Contrate um empréstimo de até R$ 2.500 a uma taxa de juros de 3,5% ao mês, o que equivale a 51,11% ao ano, o valor pode variar de banco para banco.

Porém, após o desconto, restam apenas 240 reais para as famílias receberem, e devido ao valor reduzido após o desconto salarial do Auxílio Brasil, muitos especialistas alertam que os beneficiários precisam se planejar antes de assinar um empréstimo, pois o risco de se endividar é alto , pois a dívida pertence ao beneficiário, mesmo que ele tenha deixado de receber benefícios.