Visão de Investidor

A visão certa do sucesso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por muitos dos benefícios sociais do nosso país e, como todos sabemos, o sistema infelizmente continua vulnerável a fraudes.

No entanto, sem o nosso conhecimento, o INSS está em movimento para identificar aqueles que estão lucrando com fraudes no INSS. Como? Pelas redes sociais!

Entenda melhor o que está acontecendo e como funciona o processo de detecção de fraudes.

INSS Cartao 1 scaled

Redes sociais cancelando o INSS

Ao solicitar benefícios do INSS, alguns requisitos devem ser atendidos. Em todos os casos, a baixa renda foi necessária para justificar um pedido de assistência. É aqui que muitos usuários cometem fraudes declarando renda muito diferente do que realmente possuem.

Exemplo: Houve pessoas com aposentadoria por invalidez postando fotos de trabalho informal.

Para coibir quem comete fraudes, o INSS conta com especialistas que buscam essas informações nas redes sociais dos segurados.

Caso você não tenha nenhuma infração, não deixe de atualizar seus dados do INSS a tempo para que esse tipo de situação não aconteça acidentalmente com você. Se alguma situação não reflete mais a realidade, ela já está em situação anormal.

O que pode acontecer com quem cometer fraude?

A fraude é séria e pode até levar a ações judiciais.

Os segurados que prestam informações falsas para obter benefícios do INSS de forma desonesta podem ser processados ​​de má-fé, com condenações que incluem a devolução do dinheiro ao governo federal.

Confira: SALÁRIO MÍNIMO 2023 sofre nova redução e preocupa aposentados