×

Vagas de emprego serão liberadas pelo governo para beneficiários do Bolsa Família?

Vagas de emprego serão liberadas pelo governo para beneficiários do Bolsa Família?

O Bolsa Família passou por mudanças recentes, com a inclusão de novas regras de participação e valores atualizados para o benefício. Nesta publicação, vamos falar sobre a iniciativa do governo de liberar vagas com carteira assinada para os inscritos no programa. Confira abaixo os detalhes.

O novo Bolsa Família tem como objetivo ser um aliado para a economia brasileira. Segundo o governo Lula, mais de um milhão de participantes devem ter acesso a empregos formais nos próximos anos, por meio de parcerias com empresas privadas.

Por enquanto, apenas o Carrefour está participando dessa iniciativa, por meio de um contrato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). De acordo com os dados divulgados, as empresas parceiras deverão destinar pelo menos 10% das vagas disponíveis para os inscritos no Bolsa Família.

Após a assinatura do acordo, o ministro Wellington Dias fez um pronunciamento oficial. Ele destacou que essa medida irá permitir que as beneficiárias melhorem suas rendas e, assim, possam deixar de depender do programa, liberando espaço para outras pessoas que precisam. “Eu sonhei com esse momento e agradeço a parceria”, afirmou o ministro.

Além disso, o governo promete investir no empreendedorismo para esse grupo. O ministro Wellington Dias revelou que um fundo especial será criado para quem deseja empreender e continuar recebendo o Bolsa Família. “Esse fundo será uma garantia de crédito barato para quem quer montar uma lanchonete, abrir um mercadinho, produzir melancia, criar galinha, vender ovos e assim gerar renda e independência financeira”, explicou o ministro.

Essas medidas são importantes para estimular o desenvolvimento econômico e a inclusão social, oferecendo oportunidades para que as beneficiárias do Bolsa Família possam se tornar empreendedoras e alcançar a autonomia financeira.

Presente do Bolsa Família nesta quinta-feira

Os beneficiários do Bolsa Família tiveram uma boa notícia nesta quinta-feira (30). Mais uma parcela do benefício está sendo liberada para os participantes, e nesta data em particular, é a vez do grupo com NIS final 9 receber o pagamento. Para conferir se o valor já está disponível, é necessário acessar o aplicativo do Caixa Tem ou o aplicativo do Bolsa Família.

Como saber se recebo o Bolsa Família?

A seguir, vamos explicar como verificar se você foi aprovado no Cadastro Único e pode receber o Bolsa Família. Para realizar a análise da sua situação cadastral, existem três opções simples:

  1. Através do aplicativo, disponível para Android e IOS;
  2. Pelo site do Cadastro Único;
  3. Presencialmente, em qualquer CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Com essas opções, você pode facilmente verificar se está inscrito no Cadastro Único e se atende aos requisitos para receber o benefício do Bolsa Família.

Atualização dos dados

Embora haja um prazo de até 24 meses para atualização das informações no Cadastro Único, é importante que as famílias não esperem tanto tempo. O ideal é manter as informações atualizadas sempre que houver alguma mudança na estrutura familiar, como:

  • Nascimento de um novo membro;
  • Falecimento de algum membro;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição de renda;
  • Troca de escola.

Assim, a família garante que as informações registradas no Cadastro Único estão sempre precisas e atualizadas, o que é essencial para que o Bolsa Família e outros programas sociais possam ser concedidos corretamente e sem atrasos.