×

Valor do salário mínimo 2023 é sancionado

salário mínimo 2023

Valor do salário mínimo 2023 é sancionado

Mesmo com a intenção do presidente eleito de reajustar o salário mínimo acima da inflação, Jair Bolsonaro se antecipou.

O salário mínimo de R$ 1.302 foi proposto por meio do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), apresentado à Assembleia Nacional pela equipe econômica de Bolsonaro no final de agosto. Agora, com as assinaturas dos parlamentares, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares e transformado em lei para ter valor legal.

Se o processo ocorrer conforme o esperado, o novo salário mínimo entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023. Esta é a primeira vez em quatro anos de poder de Bolsonaro que ele se levanta para definir os resultados financeiros do país. Nos últimos três anos, os ajustes só foram confirmados em 30 e 31 de dezembro.

Segundo o governo, a revisão do valor do salário mínimo para 2023 leva em consideração uma estimativa de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 5,81% entre janeiro e dezembro de 2022, mais um ganho real em torno de 1,5%.

Qual seria o salário mínimo ideal para o brasileiro?

Dados do Departamento de Estatística Intersindical e Pesquisas Socioeconômicas (Diese) indicam que o salário mínimo ideal para o trabalhador atual deveria ser de R$ 6.458,86. O valor sugerido é cinco vezes o atual mínimo nacional de 1.212 reais.

A compensação proposta por Diess inclui custos com moradia, alimentação, educação, saúde, saneamento, vestuário, transporte, lazer e previdência social. Para isso, considera-se uma família de quatro pessoas, dois adultos e duas crianças.