Pular para o conteúdo

Vale Gás em fevereiro: Novo Valor e Aumento na Parcela do Bolsa Família

Bolsa Família

Vale Gás em fevereiro: Novo Valor e Aumento na Parcela do Bolsa Família. O programa nacional Auxílio Gás, popularmente conhecido como Vale Gás, está iniciando uma nova rodada de pagamentos nesta semana.

Aproximadamente 5,4 milhões de famílias de baixa renda em todo o país devem receber esse benefício implementado pelo governo federal.

O principal objetivo desse programa é auxiliar os brasileiros na aquisição de gás de cozinha. Confira abaixo todos os detalhes!

Funcionamento do Vale Gás:

O Auxílio Gás realiza seus depósitos de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses, as famílias recebem o valor correspondente a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.

Esse valor é baseado na apuração de preços realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Portanto, para as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, o Vale Gás representa um complemento ao valor recebido pelo Bolsa Família, pois ambos são depositados juntos.

Vale ressaltar que mais de 21 milhões de famílias são beneficiadas pelo maior programa de transferência de renda do país.

Vale Gás em fevereiro: Novo Valor e Aumento na Parcela do Bolsa Família

 Bolsa Família

Como solicitar o benefício?

Para ser elegível ao Vale Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por membro da família.

A inscrição pode ser feita em qualquer Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou nos postos de atendimento das prefeituras.

Além disso, é importante mencionar que o auxílio também é válido para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A seleção dos beneficiários é administrada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Calendário de pagamentos do Vale Gás em fevereiro:

O calendário de pagamento do Vale Gás segue o mesmo formato do Bolsa Família, com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário. Abaixo estão as datas de pagamento estipuladas para o mês de fevereiro:

  • Final do NIS 1: 16 de fevereiro;
  • Final do NIS 2: 19 de fevereiro;
  • Final do NIS 3: 20 de fevereiro;
  • Final do NIS 4: 21 de fevereiro;
  • Final do NIS 5: 22 de fevereiro;
  • Final do NIS 6: 23 de fevereiro;
  • Final do NIS 7: 26 de fevereiro;
  • Final do NIS 8: 27 de fevereiro;
  • Final do NIS 9: 28 de fevereiro;
  • Final do NIS 0: 29 de fevereiro.

Para verificar o status do Auxílio Gás, o beneficiário pode acessar o aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS) ou o app Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Outra opção é contatar o Ministério do Desenvolvimento Social pelo telefone 121 ou a Caixa, através do número 111.

Entre para o nosso grupo no facebook! MEU INSS