×

Veja até quando solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e se vai permanecer em 2023

Empréstimo consignado do Auxilio Brasil 2023

Veja até quando solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e se vai permanecer em 2023

O empréstimo consignado Auxilio Brasil de curta duração não teve sucesso quando manobras políticas levaram à sua criação. O objetivo dessa linha de crédito era promover os objetivos políticos de Jair Bolsonaro; especificamente, sua campanha bem-sucedida para destronar o Lula da Silva. Como muitos detalhes sobre este empréstimo permaneceram obscuros, seu futuro permanece incerto.

O atual programa social, que se tornou marca registrada do governo Bolsonaro, foi ampliado com o empréstimo salarial Auxílio Brasil pouco antes de completar um ano de atividade.

No entanto, sua introdução levou ao fim do tradicional Bolsa Família, que foi criado em 2004 durante o governo Lula. Não satisfeito com a iniciativa do atual presidente, o PT se comprometeu a reviver a antiga transferência de renda. Esse compromisso comprometeu a continuidade do empréstimo salarial do Auxílio Brasil.

O empréstimo do Auxílio Brasil geraram milhões de reais na economia brasileira. Considerando o fluxo de caixa, a linha de crédito deverá ser mantida no próximo ano.

Essa é a crença de Carlos Eduardo Guimarães, CEO do Banco Pan. Ele acredita que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve manter o empréstimo salarial Auxílio Brasil em 2023 porque é um bom produto para os clientes.

Na análise de Guimarães, esse tipo de cliente tem fortes características empreendedoras. O que falta é acesso a modelos formais de crédito com taxas de juros razoáveis, que neste caso não podem ultrapassar o teto de 3,5%, bem abaixo do microfinanciamento.

O presidente esclareceu que não tinha informações oficiais sobre a postura do novo governo sobre o empréstimo salarial do Auxílio Brasil, mas reconheceu que se trata de um produto bem estruturado dentro da lei.

Não há o que discutir sobre os contratos já assinados. Por outro lado, em relação à manutenção do empréstimo salarial do Auxílio Brasil para 2023, há uma espera para os próximos meses.

“Mas acreditamos que o novo governo vai achar um produto bacana, que oferece para o cliente a melhor oferta de crédito, com uma taxa mais barata”, comentou.

Quem tem direito ao empréstimo do Auxílio Brasil?

Como o nome sugere, os empréstimos oferecidos pelo Auxílio Brasil são exclusivos para beneficiários de programas sociais. Atualmente, os serviços de transferência de renda atendem 20,65 milhões de famílias socialmente desfavorecidas.

Dados do Ministério da Cidadania indicam que 70% dos brasileiros vivem nessas condições. Para solicitar o consignado do Auxílio Brasil, você deve:

  • Estar inscrito no Auxílio Brasil, com renda familiar de até R$ 205,00 por pessoa;
  • Estar com os dados atualizados no Cadastro Único;
  • Autorizar presencialmente a solicitação do crédito consignado.

Os bancos têm o direito de acesso às informações pessoais e bancárias relacionadas aos detentores de juros, necessárias para a execução dos contratos.

Regras do consignado do Auxílio Brasil?

De acordo com a Lei nº 14.431, de 3 de agosto, os beneficiários podem contribuir com até 40% do salário social. Uma vez que o beneficiário receba o crédito e comece o prazo para o parcelamento, o cidadão receberá apenas a diferença, pois o valor correspondente ao empréstimo parcelado será descontado diretamente do salário.

Mesmo que o cidadão seja excluído da folha de pagamento do benefício, a dívida deve ser paga em até 24 meses. O empréstimo salarial Auxílio Brasil tem taxa de juros de até 3,5% ao mês. O percentual exato será definido por cada banco desde que cumpra o teto mencionado.