×

Veja como bloquear empréstimo consignado do INSS

como bloquear empréstimo consignado

Veja como bloquear empréstimo consignado do INSS

Hoje em dia, infelizmente, estão ocorrendo cada vez mais golpes direcionados aos aposentados. Em geral, a atividade criminosa prospera com o empréstimo salarial disponível para essa parte da população.

Tais circunstâncias deixaram muitas pessoas mais ansiosas e tensas por medo de cair em um golpe financeiro. Isso é visto não só no senso comum, onde muito se fala sobre isso, tendo em vista que, segundo levantamento do FinanZero , constatou-se que o número de buscas por ‘fraude consignado’ aumentou significativamente nos últimos . vezes. Só em abril, o número registrado nessas buscas aumentou 250%.

Consequentemente, torna-se cada vez mais necessário enfatizar as medidas de segurança contra atividades criminosas, que estão sendo constantemente redescobertas. Em suma, muitas das recomendações são as mesmas, com ênfase na proteção de seus dados pessoais.

Além dessas dicas de segurança mais tradicionais, uma boa medida é bloquear o empréstimo consignado do INSS, já que de algumas formas você já comunicou ao instituto que não tem interesse em empréstimos.

A propósito, se você quiser alugar o serviço mais tarde, poderá desbloqueá-lo. Ambos os procedimentos podem ser realizados diretamente pela Internet.

Dicas de segurança frente ao “golpe do empréstimo consignado”

Confira algumas iniciativas que você pode tomar para garantir maior segurança:

  • Não forneça informações pessoais a terceiros que entrarem em contato com você solicitando tais informações;
  • Recomenda-se a celebração do contrato de empréstimo pessoalmente ou quando tiver a certeza de que o canal digital utilizado é legal;
  • Verifique sempre a suposta empresa ou entidade que entrou em contato com você. Em suma, acessar sites e outros canais oficiais e buscar informações sobre o CNPJ em questão;
  • Não faça adiantamentos ou transferências. Em geral, as empresas que operam nestes serviços não cobram o tipo de taxas, pelo menos não as corretas;
  • Sempre reúna os documentos relacionados à transação, recomenda-se solicitar ao menos uma cópia do contrato;
  • Caso não tenha interesse em um empréstimo consignado, bloqueie essa possibilidade pelos canais do INSS.

Como bloquear o empréstimo consignado?

Quando se trata de bloquear um empréstimo consignado do INSS, o procedimento é muito simples, pois, como mencionado, a medida pode ser feita online sem sair de casa.

Veja o guia abaixo:

  1. Abra o aplicativo ou site “Meu INSS”;
  2. Informe o CPF e senha cadastrada (em casos de primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro);
  3. Busque pela opção “Novo Pedido”;
  4. Procure pelo serviço desejado, no caso a opção: “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”. Para facilitar, digite o nome na barra de pesquisa;
  5. Preencha os dados solicitados e siga as instruções indicadas na tela;
  6. Pronto!

Durante este processo ser-lhe-ão pedidas algumas informações obrigatórias como o CPF do titular ou o prazo de guarda, fideicomisso ou guarda se o pedido for feito por um representante legal. Neste último caso, você também precisará fornecer o documento de identidade oficial do representante.

Vale ressaltar que para quem deseja seguir o procedimento inverso, ou seja, desbloquear empréstimos, os passos são os mesmos descritos no guia acima. Além disso, aqueles que desejam fugir da mídia digital também podem se inscrever ligando para o 135.