×

Veja como não perder seus benefícios sociais do governo

benefícios sociais do governo

Veja como não perder seus benefícios sociais do governo

O Cadastro Único (CadÚnico) é a principal ferramenta do governo para incluir famílias de baixa renda em programas federais como a Tarifa Social e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de benefícios como Auxílio Brasil e vale gás.

Estar no Cadastro Único, no entanto, não entra automaticamente nesses programas, pois cada um deles possui suas próprias regras específicas. No entanto, este é um pré-requisito para a avaliação do pedido.

Quem pode se inscrever no Cadastro Único:

  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos;
  • Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Pessoas que moram sozinhas – constituem as chamadas famílias unipessoais;
  • Pessoas que vivem em situação de rua — sozinhas ou com a família.

Como se inscrever no Cadastro Único

Em março, foi criado o aplicativo Cadastro Único. Por meio desse canal, é possível fazer a pré-inscrição para quem ainda não se inscreveu e deseja se inscrever.

Incluir sua família no Cadastro Único é o primeiro passo, mas você deve se dirigir a uma central de atendimento em sua cidade em até 120 dias para confirmar e completar os dados da família.

A inscrição no Cadastro Único só pode ser feita pessoalmente. O cidadão deve verificar onde ocorre o procedimento na cidade onde mora. Normalmente, esse serviço é prestado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou pela Central de Atendimento Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Prefeitura.

Atualização dos dados

Quando o cadastro do usuário é feito em cadastro único, ele promete atualizar os dados quando as características da família mudam (morre, nasce, se separa ou se casa) ou muda de domicílio, ou no máximo a cada dois anos.

Nesse caso, o próprio cidadão deve procurar os postos do CRAS ou do Cadastro Único para atualizar seus dados. No entanto, os poderes públicos, por meio dos governos federal ou municipal, também podem solicitar atualizações familiares por carta, extrato ou telefone.

Com suas informações atualizadas, sua família pode ser identificada com precisão para participação em programas sociais do governo. E para receber os anúncios do programa, são utilizadas as últimas informações cadastradas.

Revisão cadastral

Todos os anos, o governo federal realiza uma operação de revisão cadastral, na qual os beneficiários com dados desatualizados são obrigados a atualizar seus cadastros.

Se os usuários que não atualizarem seus dados por mais de 4 anos, seus registros poderão ser excluídos do Cadastro Único.

Averiguação cadastral

Os familiares também podem ser convocados para realizar um levantamento cadastral. Nesse processo, os dados dos familiares passam por um processo de validação em que são comparados com informações de outros bancos de dados, como carteiras de trabalho formal ou benefícios previdenciários.

Se forem encontradas inconsistências, as famílias são solicitadas a atualizar seus registros. Se não atualizarem, seus dados poderão ser excluídos do programa ao final do processo e perder os benefícios sociais.

Consulta aos dados

Para saber se uma família está cadastrada e se precisa renovar o cadastro, os usuários podem consultar a situação cadastral por meio do aplicativo Meu CadÚnico, que permite que o cidadão cadastrado no Cadastro Único acesse seus próprios dados e de seus familiares, e permite a impressão Prova de registro.

Ele também informará se o registro de uma família expirou ou se está incluído em algum processo de verificação de registro, o que requer uma nova atualização.

Para reclamações sobre casos que o Cadastro Único não deseja registrar, entre em contato com a Ouvidoria do Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

CONTINUE LENDO ->