×

Veja como pagar INSS de 2 maneiras para se aposentar por conta própria

Veja como pagar INSS

Veja como pagar INSS de 2 maneiras para se aposentar por conta própria

Contribuintes individuais e contribuintes opcionais podem contribuir tanto pelo plano regular quanto pelo plano simplificado, cada um com um código de pagamento específico.

Como pagar INSS para se aposentar?

Tem que pagar mensalmente, gerar uma guia através do meu INSS (a partir daí, basta acessar a opção “Emitir Guia de Pagamento – GPS”) ou comprar em uma papelaria e preenchê-lo manualmente.

Quem paga o salário mínimo também pode fazer pagamentos trimestrais. Para isso, você deve seguir as seguintes condições:

  • Utilizar o código específico de contribuição trimestral;
  • Salário mensal de contribuição igual ao salário mínimo atual multiplicado por três;
  • preencher o campo “competência” da GPS obedecendo os trimestres civis.

Plano normal de contribuição

Alíquota de 20% sobre o salário-de-contribuição

Os pagamentos efetuados neste plano serão utilizados para contar o tempo e conceder todos os benefícios da Previdência Social.

O valor pago deve respeitar o valor da alíquota multiplicado pelo salário mínimo, até o valor da alíquota multiplicado pelo teto previdenciário.

Planos simplificados de contribuição

Alíquota de 11% sobre o salário mínimo:

A partir de abril de 2007, somente pessoas físicas e contribuintes facultativos que não prestem serviços ou tenham vínculo empregatício com pessoa jurídica poderão contribuir para este plano, e somente com base no valor do salário mínimo vigente no momento do pagamento.

Alíquota de 5% sobre o salário mínimo:

Apenas os programas opcionais que atendem aos requisitos de ser uma família de baixa renda e estão cadastrados no programa social Cadastro Único do sistema do governo federal – CadÚnico (administrado pela Agência Municipal de Assistência Social) podem contribuir para o programa.

CONTINUE LENDO ->