×

Veja como pedir benefício por incapacidade temporário do INSS online

benefício por incapacidade temporário

Veja como pedir benefício por incapacidade temporário do INSS online

Nenhum conhecimento especializado é necessário para solicitar benefícios por incapacidade temporária. Locais com tempos de espera de especialistas superiores a 30 dias são locais para solicitar assistência.

A realização deste procedimento por si só não garante automaticamente benefícios, atestados médicos e demais documentos necessários serão analisados ​​pela Polícia Médica Federal. Se tudo estiver correto, o pedido será processado e aceito.

Se os requisitos estabelecidos não forem atendidos, existe a opção de solicitar um exame por um médico especialista. A análise de arquivos por especialistas médicos federais não está disponível.

Para realizar o pedido do benefício o interessado deve seguir os passos abaixo:

  • Abrir o Meu INSS, disponível para Android e iOS, ou pelo site Meu INSS.
  • Ir em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”.
  • Caso os documentos médicos estejam conforme as orientações e o segurado queira o atendimento à distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

Documentação necessária para pedir o benefício do INSS

Os documentos médicos exigidos devem ser legíveis e não rasurados, e devem ser emitidos em até 30 dias da data de entrada do pedido (DER). Além disso, você deve mostrar:

  • Nome completo;
  • Data de início do repouso e o prazo estimado necessário;
  • Assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina – CRM, Conselho Regional de Odontologia – CRO ou Registro do Ministério da Saúde – RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e
  • Informar sobre a doença.

Prazos para o pedido do benefício do INSS

Não é possível restabelecer benefícios em caso de rescisão no prazo de 60 dias, pelos mesmos motivos que criaram a emissão anterior. Quem precisar fazer uma nova solicitação deve observar o prazo: 30 dias após a última análise dos resultados.

Além disso, os benefícios concedidos por meio de Certificado de Análise não podem durar mais de 90 dias, seja seguidos ou combinados com vários dias de férias.