×

Veja como realizar a prova de vida do INSS que volta a ser obrigatória partir do mês de janeiro

Veja como realizar a prova de vida do INSS que volta a ser obrigatória partir do mês de janeiro

Atenção, aposentados do INSS! Ressalta-se que a partir de janeiro de 2022, a prova de vida voltará a ser obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Os beneficiários têm de comprovar junto do banco responsável pelo pagamento e existem várias formas de efetuar o procedimento, que podem ser efetuadas nos multibancos por biometria, nas agências e nas aplicações da instituição.

Qualquer pessoa com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode apresentar prova de vida no app Meu INSS.

Idosos com mais de 80 anos ou pessoas com mobilidade reduzida podem solicitar visita domiciliária. Você pode marcar uma visita ligando para 135 ou usando o aplicativo.

De acordo com a Portaria INSS 1.366, publicada em 14 de outubro de 2021, o mês de nascimento dos beneficiários será a referência para a confirmação da vida.

Embora o instituto afirme que o aniversário de janeiro terá que passar pelo procedimento no mês que vem, os bancos afirmam que os detalhes da operação ainda estão em discussão.

Embora a prova de vida seja normalmente realizada em instituições financeiras, o INSS está proibido de rebaixar benefícios por não registro até 31 de dezembro de 2021. No entanto, a partir de fevereiro, a agência pode cortar ou suspender os pagamentos.

Como fazer a prova de vida na Caixa e no BB?

Na Caixa Econômica Federal, aposentados e pensionistas podem fazer em um caixa eletrônico, desde que já tenham cadastrado a carteira de identidade biométrica.

Os beneficiários do INSS podem verificar a data da última Prova de Vida tirada no app Caixa Trabalhador pelo telefone 0800 726 0207, opção 7 e nas agências bancárias.

No caso do Banco do Brasil, isso pode ser feito por meio do celular. O dispositivo teve que ser liberado pelo aplicativo do banco.

Ao acessar a conta, o cliente deve entrar no menu “Serviços > INSS > Prova de vida INSS”, tirar foto do documento de identificação, frente e verso, e uma selfie. O beneficiário pode acompanhar pelo app BB se sua prova de vida foi aceita e qual o prazo de validade.

Quem não tem aplicativo bancário pode ir pessoalmente às agências e bancos correspondentes bancários Mais BB.

Também pode ser feito usando tecnologia biométrica digital em caixas eletrônicos. Banco planeja realizar a prova de vida WhatsApp BB (61) 4004-0001.

Calendário da prova de vida do INSS

Prova de vida vencida em: Novembro/2020 a junho/2021

Prazo final para o recadastramento: Janeiro/2022

Prova de vida vencida em: Julho e agosto/2021

Prazo final para o recadastramento: Fevereiro/2022

Prova de vida vencida em: Setembro e outubro/2021

Prazo final para o recadastramento: Março/2022

Prova de vida vencida em: Novembro e dezembro/2021

Prazo final para o recadastramento: Abril/2022