×

Veja como resolver falhas no Banco Central e no Gov.br

Veja como resolver falhas

Veja como resolver falhas no Banco Central e no Gov.br

Na segunda-feira (07), os 4 bilhões de reais esquecidos pelos brasileiros começaram a ser liberados pelo banco central.

Para poder transferir os valores, é necessário ter uma conta no sistema Gov.br e ter um determinado nível de segurança prata ou ouro neste cadastro – uma vez que o usuário abre a conta, o usuário obtém o nível bronze.

Os níveis podem ser elevados pelo computador ou pelo celular, pelo site ou pelo aplicativo Gov.br. As duas principais formas de fazer isso são usar a ferramenta de reconhecimento facial no celular ou fazer login por meio de uma das sete instituições financeiras cadastradas no sistema – Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa, Santander e Sicoob.

Banco Central diz valor médio a ser liberado por CPF – Confira

Há relatos de pessoas com dificuldade para atualizar esse cadastro. Abaixo, analise os possíveis problemas e falhas e como resolvê-los.

O QUE FAZER SE O APLICATIVO GOV.BR NÃO FUNCIONA

FALHAS NO RECONHECIMENTO FACIAL

Caso os usuários tenham cadastrado suas imagens com base na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), eles podem ser vinculados ao Senatran (Departamento Nacional de Transportes) ou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por meio da Identificação Civil Nacional para reconhecimento facial.

Caso opte pela base CNH, o usuário pode atingir o nível prata, enquanto a base TSE garante o nível ouro.

Quem possui certificado digital junto ao ICP (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) também pode logar com ele e obter o nível ouro.

De acordo com a SGD (Secretaria de Governo Digital) do Ministério da Economia, o reconhecimento facial pode ser afetado pelas condições de iluminação e excesso de informações visuais no ambiente em que o usuário está localizado.

Outro possível problema de reconhecimento é que o usuário parece muito diferente da imagem no banco de dados.

Tente melhorar a iluminação e vá para um local com fundo neutro. Se isso não resolver o problema, tente outra forma de autenticação, como por meio de instituições financeiras registradas.

CÓDIGO DE ACESSO DO BANCO NÃO CHEGA

Verifique se o aplicativo bancário não está impedido de enviar mensagens para o seu número. A desativação desta função impossibilita o envio de um SMS com código numérico para habilitar o login.

O SISTEMA GOV.BR DEMORA PARA CARREGAR OU NÃO CARREGA

O sistema estava mais lento que o padrão na segunda-feira, segundo o SGD, devido à alta demanda, mas não apresentou instabilidade. Continue tentando.

O BOTÃO “ACESSAR MEU VALORES A RECEBER” NÃO FUNCIONA

Para algumas pessoas, o botão “Acessar meus valores a receber” ainda no site do Banco Central, etapa que direciona o usuário ao sistema Gov.br, falhou.

Segundo o Banco Central, o problema de comunicação entre os sistemas era temporário e já foi corrigido.

Deixe uma resposta