Veja como se inscrever, atualizar e consultar a inscrição no Bolsa Família 2023

Bolsa Família 2023

Seguindo a lógica também adotada pelo Auxílio Brasil, o Bolsa Família passará a ser pago nos últimos dez dias úteis de janeiro. Os valores são depositados com base no último NIS do cartão de cada beneficiário.

Vale ressaltar que eles vão hospedar aqueles que, além de se cadastrarem na sequência, quiserem manter seus dados corretos e atualizados. Então veja abaixo como se aplica e como atualizar e consultar os dados.

Como se tornar um beneficiário do Bolsa Família

Primeiramente, o cidadão que deseja ser beneficiário de um programa social deve estar cadastrado no CadÚnico. Um único cadastro coleta informações sobre pessoas em situação socioeconômica difícil.

Vários critérios devem ser atendidos para se candidatar, e a família deve atender a uma destas condições:

  • Pessoa que vive em situação de rua;
  • Indivíduo com renda mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Família com renda total de até três salários mínimos;
  • Se a renda superar três salários mínimos, a família deve ser, ao menos, contemplada com outros programas sociais.

Cadastro no CadÚnico

O cadastramento oficial ocorre no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do município da família. No entanto, você pode fazer o pré-cadastro pelo aplicativo Cadastro Único (disponível para Android e iOS) e usar a assistência social por até 120 dias para confirmar seu cadastro.

Quem solicitar o cadastramento será identificado como responsável por sua família. Este cidadão deve portar o título de eleitor e o CPF.

Para cadastrar outros familiares, é preciso trazer algum tipo de documento como certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de casamento, etc. Além disso, os indígenas ainda podem portar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Por favor, note que este registro lhe dá o direito de se inscrever para muitos benefícios. Confira a lista no site do Ministério da Cidadania.

Como consultar ou atualizar sua inscrição no CadÚnico

Você pode visitar o site do Cadastro Único para verificar a situação do seu cadastro.

Todos os dados da família devem estar atualizados, pois qualquer alteração não cadastrada pode comprometer o app. Assim, por exemplo, se houver mudança de endereço, divórcio ou nascimento de um novo familiar, deve-se procurar o CRAS mais próximo.

 

%d blogueiros gostam disto: