×

Veja o novo cartão do Auxílio Brasil que será liberado para milhões de usuários

novo cartão do Auxílio Brasil

Veja o novo cartão do Auxílio Brasil que será liberado para milhões de usuários

Os beneficiários do Auxílio Brasil receberão gradativamente um novo cartão do Programa de Transferência de Renda do Ministério da Cidadania.

A versão moderna conta com chip na função de débito, que permite ao usuário realizar compras, acompanhar e transferir contas e controlar taxas, além de permitir pagamentos totais ou parciais e saques de benefícios.

O objetivo é aumentar a eficiência dos pagamentos no Auxílio Brasil, dar mais liberdade aos beneficiários e ampliar as ferramentas de segurança. Isso ocorre porque a tecnologia de chip de contato reduz o risco de clonagem.

Pela primeira vez, eles receberão um cartão de benefícios do plano no modelo de poupança social digital.

Em novembro de 2021, espera-se que 6,6 milhões de famílias estejam inscritas no programa. No primeiro mês, espera-se a emissão de 3,2 milhões de cartões.

Veja novo cartão do Auxílio Brasil

cartão auxílio Brasil
Foto: Ministério da Cidadania

Como utilizar

Assim que o usuário receber o cartão, a senha poderá ser cadastrada na unidade lotérica, agências da Caixa e aplicativo Caixa Tem.

Com a nova ferramenta, os usuários poderão fazer compras em mercados, farmácias, lojas, postos de gasolina e instituições que aceitam a funcionalidade de cartão de débito sem burocracia.

A Ministério da Cidadania gerencia, monitora, avalia e audita o desempenho dos serviços relacionados à emissão de cartões.

A Caixa Econômica Federal é responsável pela produção dos cartões, encaminhamento e atendimento aos usuários.

Segundo informações de junho de 2022, o Auxílio Brasil garantiu um repasse mensal de pelo menos R$ 400 para mais de 18 milhões de domicílios em todo o país.