×

Veja o que fazer se não consegui pagar o Financiamento do veículo

Veja o que fazer

Veja o que fazer se não consegui pagar o Financiamento do veículo

As mudanças econômicas nos últimos anos atrapalharam os planos de muitas pessoas. Por exemplo, quem faz financiamento de automóveis assume um compromisso de longo prazo que nem sempre é fácil de cumprir. Mas e se você não puder parcelar?

É necessário cumprir este compromisso. Afinal, quem deixar de pagar o financiamento corre até o risco de perder seu veículo. Então veja como evitar que isso aconteça.

Financiamento de veículo

Devido à situação econômica do Brasil, o índice de inadimplência no país aumentou. Quase 68% dos brasileiros entraram em inadimplência, segundo dados da Federação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. A maioria desses brasileiros se dedica ao financiamento de carros.

Os bancos podem até apreender veículos se os consumidores não acompanharem o financiamento devido a atrasos no parcelamento.

A maioria dos bancos tem uma tolerância de atraso de cerca de três meses. As instituições financeiras ainda veem esse período como um atraso que os clientes ainda podem reverter.

Além disso, as instituições financeiras já buscam formas de negociar os valores em aberto. É uma tentativa de evitar que sua dívida saia do controle.

Veja Mais:

Os bancos têm o direito de apreender veículos em caso de atraso, pois esses veículos são propriedade das instituições durante todo o processo de financiamento.

Portanto, em caso de atraso nas parcelas, o cliente deve ficar atento às tarifas cobradas pelos bancos e cumprir os prazos de pagamento, que são em média 5 dias. E em casos de alegações ilegais ou ofensivas, os clientes podem buscar a justiça.

No entanto, para evitar infortúnios, em caso de atrasos nas parcelas do financiamento, a melhor solução é entrar em contato com seu banco e experimentar formas de negociar as dívidas. Por exemplo, tentar pagar um valor maior em parcelas, com mais tempo para quitar. Ou até mesmo refinanciar o veículo.