Veja o que você precisa para se aposentar

Veja o que você precisa para se aposentar

Antes de enviar um pedido de aposentadoria ao INSS, existem várias etapas que você precisa realizar para garantir que obtenha os melhores benefícios do INSS.

A cada 10 aposentadorias, 6 pessoas erram na concessão, geralmente a culpa não é do INSS, mas do próprio segurado, que traz um valor menor à renda apresentada.

 

Passo 1: Para conseguir se aposentar, é preciso que você junte documentos

A maioria das pessoas acredita que todos os dados estão no INSS, mas não está. A documentação dos anos trabalhados deve ser anexada.

É importante recolher todas as planilhas, se você já contribuiu com a cartilha, adira aos guias de coleta, se pretende utilizar o tempo trabalhado no serviço público deve solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) pois esses documentos serão muito importante no pedido de aposentadoria do INSS.

Se você está envolvido em atividades especiais e as condições não são saudáveis, isso é muito importante para sua solicitação de aposentadoria e pode aumentar seu tempo de contribuição.

É muito importante consultar sempre um especialista em direito previdenciário, pois ele poderá fornecer conselhos valiosos para ajudá-lo a obter a melhor aposentadoria do INSS, tais como:

Separar os documentos de trabalho no período rural (e que tipo de documentos separar), escolas técnicas, alistados no exército …

Portanto, o primeiro passo para receber um beneficio é organizar os documentos.

Passo 2: É preciso que você organize a documentação para que consiga se aposentar

Não é o número de documentos que lhe trará a melhor pensão, mas sim os bons documentos. Portanto, filtre o que é realmente importante.

Lembre-se também: participe do processo de forma organizada para facilitar o trabalho do servidor do INSS na análise de sua previdência.

Passo 3: Confronte seus documentos com o CNIS para a concessão da sua aposentadoria

Na minha opinião, esta etapa é a mais importante. Faça isso com muito cuidado.

Você deve acessar o site do INSS ou o app Meu INSS

Entre no sistema, após o login e senha, procure uma cópia do Declaração do Seguro Social (CNIS). Neste arquivo, todas as informações sobre o seu trabalho devem ser:

  • Empresas e datas em que trabalhou
  • Salários de contribuição
  • Indicadores (estará a abreviatura no lado esquerdo da página, e o significado na última folha)
  • Benefícios que já recebeu do INSS

Com o CNIS, os dados detalhados são comparados um a um, ou seja, se o período é consistente com a carteira de trabalho e a guia, e se os salários pagos estão corretos …

O CNIS pode estar errado e não inclui, por exemplo, uma das empresas, reduzindo assim o seu tempo de contribuição. Os salários podem estar errados, o que resultará em valores de aposentadoria mais baixos, etc.

Então, veja se todo CNIS está correto, pois o INSS vai aprovar sua aposentadoria com base nesse documento.

Passo 4: Para conseguir se aposentar, é preciso que você faça um planejamento previdenciário

Planeje sua aposentadoria com profissionais especializados em direito previdenciário.O custo é muito mais baixo do que você imagina e isso terá um grande impacto em sua busca pela melhor vida de aposentadoria.

A aposentadoria é vitalícia e um planejamento não é uma despesa, mas um excelente investimento para os segurados que buscam a aposentadoria.

Se você não deseja contratar profissionais, deve pelo menos fazê-lo através do site do INSS. Ele fornecerá uma previsão do tempo de aposentadoria, regras de transição aplicáveis ​​e o valor do seu benefício.

Você pode fazer esse plano de aposentadoria no site do INSS

Faça o login e entre na aba “simular aposentadoria”.

Observação: muitas informações do CNIS podem estar incorretas, por isso é importante verificar seus documentos. Se eles estiverem errados, peça uma correção (correção).

Passo 5: Faça uma petição para pedir a sua aposentadoria

Esta etapa parece muito técnica ou apenas para advogados, mas você pode fazer isso sozinho. A petição deve ser uma “carta” ao servidor, ou seja, deve explicar o que pretende fazer, por exemplo, “Pretendo me aposentar até pagar 50% das portagens”. Porque após a simulação de aposentadoria, você verificou que essa regra é a mais benéfica.

Posteriormente você enviara detalhes do seu caso “Trabalhei como empregado de posto de gasolina de 1º de janeiro de 2000 a 1º de janeiro de 2010, onde estou ingressando no PPP anexo”, ou “Trabalhei na área de 1983 a 1990, segundo a escritura da página, as notas do fabricante e a certidão de nascimento de dois dos meus filhos, que incluo no anexo “.

Uma petição nada mais é do que contar a história da sua vida profissional e o que o servidor deve prestar atenção ao analisar o seu benefício.

Veja mais:

%d blogueiros gostam disto: