Antes de enviar um pedido de aposentadoria ao INSS, existem várias etapas que você precisa realizar para garantir que obtenha os melhores benefícios do INSS.
A cada 10 aposentadorias, 6 pessoas erram na concessão, geralmente a culpa não é do INSS, mas do próprio segurado, que traz um valor menor à renda apresentada.
Passo 1: Para conseguir se aposentar, é preciso que você junte documentos
A maioria das pessoas acredita que todos os dados estão no INSS, mas não está. A documentação dos anos trabalhados deve ser anexada.
É importante recolher todas as planilhas, se você já contribuiu com a cartilha, adira aos guias de coleta, se pretende utilizar o tempo trabalhado no serviço público deve solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) pois esses documentos serão muito importante no pedido de aposentadoria do INSS.
Se você está envolvido em atividades especiais e as condições não são saudáveis, isso é muito importante para sua solicitação de aposentadoria e pode aumentar seu tempo de contribuição.
É muito importante consultar sempre um especialista em direito previdenciário, pois ele poderá fornecer conselhos valiosos para ajudá-lo a obter a melhor aposentadoria do INSS, tais como:
Separar os documentos de trabalho no período rural (e que tipo de documentos separar), escolas técnicas, alistados no exército …
Portanto, o primeiro passo para receber um beneficio é organizar os documentos.
Passo 2: É preciso que você organize a documentação para que consiga se aposentar
Não é o número de documentos que lhe trará a melhor pensão, mas sim os bons documentos. Portanto, filtre o que é realmente importante.
Lembre-se também: participe do processo de forma organizada para facilitar o trabalho do servidor do INSS na análise de sua previdência.
Passo 3: Confronte seus documentos com o CNIS para a concessão da sua aposentadoria
Na minha opinião, esta etapa é a mais importante. Faça isso com muito cuidado.
Você deve acessar o site do INSS ou o app Meu INSS
Entre no sistema, após o login e senha, procure uma cópia do Declaração do Seguro Social (CNIS). Neste arquivo, todas as informações sobre o seu trabalho devem ser:
- Empresas e datas em que trabalhou
- Salários de contribuição
- Indicadores (estará a abreviatura no lado esquerdo da página, e o significado na última folha)
- Benefícios que já recebeu do INSS
Com o CNIS, os dados detalhados são comparados um a um, ou seja, se o período é consistente com a carteira de trabalho e a guia, e se os salários pagos estão corretos …
O CNIS pode estar errado e não inclui, por exemplo, uma das empresas, reduzindo assim o seu tempo de contribuição. Os salários podem estar errados, o que resultará em valores de aposentadoria mais baixos, etc.
Então, veja se todo CNIS está correto, pois o INSS vai aprovar sua aposentadoria com base nesse documento.
Passo 4: Para conseguir se aposentar, é preciso que você faça um planejamento previdenciário
Planeje sua aposentadoria com profissionais especializados em direito previdenciário.O custo é muito mais baixo do que você imagina e isso terá um grande impacto em sua busca pela melhor vida de aposentadoria.
A aposentadoria é vitalícia e um planejamento não é uma despesa, mas um excelente investimento para os segurados que buscam a aposentadoria.
Se você não deseja contratar profissionais, deve pelo menos fazê-lo através do site do INSS. Ele fornecerá uma previsão do tempo de aposentadoria, regras de transição aplicáveis e o valor do seu benefício.
Você pode fazer esse plano de aposentadoria no site do INSS
Faça o login e entre na aba “simular aposentadoria”.
Observação: muitas informações do CNIS podem estar incorretas, por isso é importante verificar seus documentos. Se eles estiverem errados, peça uma correção (correção).
Passo 5: Faça uma petição para pedir a sua aposentadoria
Esta etapa parece muito técnica ou apenas para advogados, mas você pode fazer isso sozinho. A petição deve ser uma “carta” ao servidor, ou seja, deve explicar o que pretende fazer, por exemplo, “Pretendo me aposentar até pagar 50% das portagens”. Porque após a simulação de aposentadoria, você verificou que essa regra é a mais benéfica.
Posteriormente você enviara detalhes do seu caso “Trabalhei como empregado de posto de gasolina de 1º de janeiro de 2000 a 1º de janeiro de 2010, onde estou ingressando no PPP anexo”, ou “Trabalhei na área de 1983 a 1990, segundo a escritura da página, as notas do fabricante e a certidão de nascimento de dois dos meus filhos, que incluo no anexo “.
Uma petição nada mais é do que contar a história da sua vida profissional e o que o servidor deve prestar atenção ao analisar o seu benefício.
Veja mais:
- Acordo entre INSS e cartórios pode causar vazamento de dados
- Donas de casa têm direito a Aposentadoria por idade?