×

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil veja onde você pode fazer

Empréstimo do Auxílio Brasil

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil veja onde você pode fazer

O Caixa Tem anunciou na segunda-feira passada que os empréstimos por meio de seu aplicativo começariam a receber pedidos. Na terça-feira, as pessoas puderam solicitar o empréstimo por meio de atendimentos presenciais em agências da Caixa e casas lotéricas. Várias instituições financeiras abandonaram o processo de empréstimo do Auxilio Brasil antes de sua liberação, após a incerteza de recebimento. Abaixo estão as informações sobre como fazer pedido do consignado do Auxilio Brasil.

De acordo com os registros do governo, apenas 3 bancos confirmaram oficialmente a participação no programa de liberação de crédito do Auxílio Brasil.

Os 12 restantes estão envolvidos no processo de revisão ou decidiram retirar-se da lista. Além disso, apenas três bancos estão disponibilizando o  empréstimo do Auxílio Brasil aos beneficiários.

A Portaria nº 816, de 27 de setembro, estabeleceu taxas de juros mensais de 3,5% no crédito consignado. No entanto, muitas instituições que implementaram essa portaria ficaram decepcionadas com seus valores e descontinuaram sua participação no processo. Qualquer instituição financeira pode implementar esta opção desde que opte por uma taxa de juro inferior a 3,5%.

Atualmente, o empréstimo é oferecido pelos seguintes bancos:

  • Caixa Econômica Federal: a instituição oferece crédito consignado com taxa de juros de 3,45% ao mês, que pode ser feito no Caixa Tem ou em qualquer um dos pontos de atendimento direto.
  • Pintos S/A Créditos: o empréstimo foi lançado nesta terça-feira (11) via plataforma, com taxa de juros de 2,89%, o contrato só pode ser celebrado pessoalmente.
  • QI Sociedade de Crédito S/A:a instituição oferece crédito consignado em parceria com a fintech Meu Tudo, a taxa de juros é estimada em 3,39% ao mês.

Atualmente, apenas esses bancos oferecem propostas para a execução da linha de crédito, os demais bancos que poderão participar estão em fase de análise ou não funcionarão mais. O Banco Pan não aceita novas propostas, mas faz uma análise e envia as propostas aos clientes pré-cadastrados.

Principais informações sobre o empréstimo do Auxílio Brasil

Na última segunda-feira (10), o pedido de empréstimo foi liberado e o beneficiário pode iniciar o processo de solicitação. Embora as regras tenham sido publicadas em setembro, várias pessoas ainda têm dúvidas sobre a operação.

A seguir apresentamos as principais informações sobre o empréstimo do Auxílio Brasil.

Como é feito o pedido de empréstimo?

O familiar responsável deve fazer um pedido de empréstimo salarial, é necessário selecionar um dos bancos participantes e analisar a melhor oferta. Os beneficiários podem utilizar 40% em média de R$ 400.

Quem pode solicitar o crédito?

Além das famílias  do Auxílio Brasil, os titulares do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se fazer o empréstimo nessa modalidade.

Qual valor máximo do empréstimo?

Como o valor considerado é de 400 reais, os 600 reais são válidos até dezembro e o parcelamento máximo é de cerca de 160 reais. Além disso, é especificado um máximo de 24 parcelas.

Quais as taxas de juros da modalidade?

As instituições participantes não podem cobrar taxas de juros superiores a 3,5% de acordo com as disposições publicadas no Regulamento 816. Atualmente, a Caixa Econômica é uma das poucas empresas que pretende operar abaixo da taxa estabelecida.