×

Veja quem não precisa fazer a declaração de Imposto de Renda

Veja quem não precisa fazer a declaração de Imposto de Renda

Veja quem não precisa fazer a declaração de Imposto de Renda

Estamos no período de declaração do Imposto de Renda. De acordo com as informações da Receita Federal, o processo teve início em 7 de março e deve durar até 29 de abril.

Além disso, de acordo com a Receita Federal, há uma lista de requisitos que mostram quem são as pessoas que devem apresentar a declaração de imposto de renda.

Se o cidadão não atender a nenhum dos itens, isso significa que ele não precisa declarar suas informações neste ano.

A lista é esta que segue abaixo:

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021;
  • Quem recebeu rendimentos isentos, não tributados ou tributados apenas com retenção na fonte, cuja soma em 2021 ultrapassou 40.000;
  • Quem, em qualquer mês de 2021, obteve ganho de capital com a alienação de bens ou direitos, sujeitos a tributação, ou realizou operações sobre ações, mercadorias, futuros e similares;
  • Quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
  • Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021;
  • Quem, até 31 de dezembro de 2021, tinha ou tinha possuído coisas ou direitos, incluindo terrenos, com valor total superior a 300.000;
  • que está isento de imposto sobre ganhos de capital na venda de um imóvel residencial e depois adquire outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;

Os cidadãos que não se enquadram em nenhuma das condições acima não são obrigados a apresentar esta declaração de imposto de renda.

No entanto, os indivíduos que se enquadram em pelo menos um deles precisarão passar por esse processo.

E se eu não declarar?

De acordo com a Receita, quem precisa apresentar declaração de imposto de renda tem até 29 de abril.

Quem não cumprir esse prazo terá que pagar uma multa que pode variar de acordo com o tamanho da declaração proposta.

Os cidadãos podem tornar-se inadimplentes se as multas não forem pagas. Isso pode dificultar a realização de várias atividades cotidianas, como comprar ou assinar serviços.

Analistas dizem que é importante tentar fazer uma declaração no início do semestre. Quem optar por essa opção pode obter algumas vantagens, como maior chance de ganhar um possível reembolso no primeiro lote.

Declaração pré-preenchida

Desde o início desta semana, a Receita Federal começou a divulgar a possibilidade de apresentar declarações de imposto de renda por meio de documentos pré-preenchidos. Para ter acesso, os cidadãos devem estar em plataforma gov.br.

Essa declaração pré-preenchida é assim chamada porque é basicamente um documento que já foi baixado com as informações pré-preenchidas já inseridas. Como resultado, o cidadão tem menos espaço para possíveis erros.

Dessa forma, o cidadão tem menos dificuldade para preencher os dados, pois muitos deles já estão disponíveis no documento, a Receita Federal toma como base informações já existentes em seus bancos de dados.