Os trabalhadores que ingressarem no Cadastro Único serão os primeiros a se beneficiar do atendimento emergencial, seguidos dos trabalhadores informais que se cadastraram na Caixa Econômica Federal e, por fim, os beneficiários do Bolsa Família a partir de 16 de abril.
Após a promulgação da Emenda Constitucional (PEC) (conhecida como PEC emergencial), medidas provisórias devem ser iniciadas para o início do pagamento dos benefícios.
O governo prevê que a data em que a Caixa Econômica Federal depositará os recursos será divulgada no texto.
O pagamento está previsto para começar na primeira semana de abril e correr até o final de agosto para cobrir os saques restantes.
Medidas temporárias ainda devem divulgar os critérios de direito ao auxílio, por exemplo, a renda per capita da família é de até meio salário mínimo (R $ 550), e a renda total do grupo familiar é de até três salários mínimos . (R $ 3.300).
Valores do auxílio emergencial
O valor médio do novo auxilio será de R$ 250 por mês e será pago nos meses de abril, maio, junho e julho. As mães solteiras terão direito a uma parcela maior de R $ 375 e as pessoas que moram sozinhas receberão a quantia de R $ 175.
A Caixa está com um sistema de pagamentos pronto: cerca de 700 agências precisam funcionar em horário especial, sendo que algumas agências funcionam aos sábados das 8h às 12h. O crédito na conta de poupança digital aparecerá todos os dias.
Veja mais: Auxílio emergencial 2021 a partir de abril para informais? Confira a programação