×

Veja quem vai receber o Kit de TV grátis do Cadastro Único

Kit de TV grátis do Cadastro Único

Veja quem vai receber o Kit de TV grátis do Cadastro Único

Brasileiros cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) terão acesso aos chamados “kits de antenas de TV”.

A intenção é que os usuários de antena parabólica (TVRO) possam atualizar seus equipamentos para sincronizar os canais de TV com mais eficiência.

Incluído no kit está um receptor para compressão de áudio e vídeo, que ajuda a melhorar a qualidade de som e imagem para transmissões. O pacote é 100% gratuito e não há taxas adicionais para famílias cadastradas.

Como vai funcionar?

Atualmente, cerca de 20 milhões de lares brasileiros estão assistindo a sinais de TV aberta via satélites de banda C. No entanto, para evitar interferências nas bandas de 3 e 5 GHz, ele migrará para a banda Ku.

No entanto, muitas pessoas não sabem que a banda de 3,5 GHz é reservada para 5G, que é uma frequência de sinal mais alta.

Recentemente, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que o início das obras de implantação da nova tecnologia nas capitais do país foi prorrogado até 29 de setembro.

Quando os kits serão liberados?

A liberação e oferta de conjuntos de antenas para pessoas cadastradas no Cadastro Único ocorrerá à medida que os recursos de largura de banda forem sendo realizados.

O principal objetivo é proteger os cidadãos que usam TV via satélite externa da falta de sinal.

A migração da Banda C para a Banda Ku é liberar sinais 5G para atender as especificações especificadas no anúncio.

Conheça 15 programas sociais que pode ser solicitado através do Cadastro Único

As estimativas sugerem que as capitais serão beneficiadas primeiro com o lançamento da banda larga móvel no Brasil, seguidas pelas cidades com mais de 500.000 habitantes e assim por diante, até 2026.

Quem tem direito ao Kit de TV grátis do Cadastro Único?

Todos os brasileiros cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito a um kit gratuito. Esses brasileiros podem solicitar gratuitamente um kit de antenas.

Principalmente os beneficiários do Auxílio Brasil que não têm condições de comprar um novo aparelho de TV. O kit será distribuído gratuitamente para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Portanto, essas famílias terão acesso gratuito à TV digital gratuita do governo.

Ressalte-se que não só o Auxílio Brasil faz parte do Cadastro Único, mas também outros programas governamentais, como:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • BPC;
  • Carteira do Idoso;
  • Casa Verde e Amarela e outros.

Portanto, cidadãos participantes de um desses programas, consultem a disponibilidade do kit em sua cidade.