×

Veja se você tem direito de receber Atrasados do INSS

Atrasados do INSS

Veja se você tem direito de receber Atrasados do INSS

Os atrasados do INSS ocorre quando a autarquia atrasa o pagamento dos benefícios ou comete um erro no cálculo do valor do depósito.

Para melhor entendimento, não só os aposentados ou seus dependentes (pensões por morte) têm direito a esses pagamentos.

Quando o segurado falecer, seus herdeiros terão direito ao que lhe teria sido pago. Nesse caso, alguns procedimentos específicos, como inventário ou autorização, precisam ser realizados no processo de discussão de atraso no pagamento.

Como é pago os atrasados do INSS?

O recebimento retroativo do INSS dependerá do processo de reconhecimento dos direitos do segurado. Isso pode acontecer quando você se inscreve no Instituto administrativamente.

Se aceito, o INSS depositará o valor diretamente na conta que você designar.

Tudo deve ser estabelecido em carta de afretamento, aprovado pelo INSS e encaminhado ao seu canal de contato designado.

Mas nem sempre é fácil conseguir que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) responda a esse pedido, o que lhe daria direito à justiça para receber o dinheiro que deve.

Esse pedido na justiça pode ser feito:

Por meio da Requisição de Pequeno Valor (RPV), neste caso o teto será de 60 salários mínimos;

Via Precatório, para pagamentos de maior valor, neste caso você terá que ter muita paciência pois é um processo mais demorado.

É impossível prever quando o segurado receberá os atrasados. Tudo vai depender do pedido, valor e demais detalhes do processo.

Quem receberá os atrasados em 2022?

Os segurados aos quais foram concedidos os valores liberados entre 2 de julho de 2020 e 1 de julho de 2021 para o precatório receberão atraso neste ano. Os precatórios são pagos anualmente.

Para aqueles que entraram com uma reclamação por meio de Requisição de Baixo Valor (RPV), o pagamento aos segurados será feito conforme determinado pelo tribunal. Esses pagamentos são feitos mensalmente.

Confira quem vai receber neste ano