O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável pelo novo Programa Bolsa Família, iniciou um amplo processo de revisão cadastral no início deste ano.
Visando remover do programa as famílias que estejam em situação irregular, ou seja, aquelas que não estão cumprindo as regras, além de tornar todo o processo mais eficiente.
Para realizar essa revisão, são feitas análises de dados mensalmente, a fim de identificar famílias com suspeitas de irregularidades, como renda inadequada, falta de atualização dos dados ou qualquer outra exigência do programa social.
Essas famílias suspeitas são bloqueadas e recebem um comunicado convocando-as para a revisão.
Quando bloqueadas, as famílias ficam impossibilitadas de receber os pagamentos por até duas rodadas, o que praticamente as obriga a procurarem o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para atualizarem seus dados e comprovarem que não há irregularidades.
Somente após esse procedimento é possível desbloquear o benefício, retomar os pagamentos e ter acesso aos retroativos.
Visita do CRAS nas casas de beneficiários do Bolsa Família?
No entanto, quando a revisão cadastral foi anunciada em fevereiro, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, divulgou que o governo federal destinaria recursos aos municípios para ampliarem suas equipes, com o objetivo de realizar visitas domiciliares aos beneficiários do novo Bolsa Família, a fim de facilitar a atualização cadastral nos casos de bloqueio.
Diante disso, muitas famílias estão se questionando se todas receberão essas visitas e ficam em dúvida sobre procurar o CRAS para atualizar os dados ou aguardar a visita de um representante local.
No entanto, é importante ressaltar que apenas uma pequena parte dos mais de 21 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda serão contemplados com as visitas domiciliares.
Isso ocorre porque, apesar dos recursos anunciados pelo governo federal para os municípios, o número de famílias supostamente a serem visitadas é muito superior à quantidade de funcionários do CRAS disponíveis para realizar as visitas.
Portanto, somente as famílias que residem em áreas remotas do interior do país, onde a ida ao CRAS por conta própria é inviável, serão visitadas em casa.
Também estão sujeitas a receber as visitas do CRAS as famílias que apresentam suspeitas de irregularidades específicas em seus cadastros.
Nessas situações, o governo federal enviará um alerta às prefeituras indicando a necessidade da visita para averiguação in loco das suspeitas.
Nos demais casos, que compreendem a maioria, caberá ao próprio beneficiário procurar o CRAS.
É importante lembrar que o período de bloqueio é de apenas dois meses e que os CRAS geralmente enfrentam longas filas de espera, o que pode levar muitas famílias a retornarem no dia seguinte.
Portanto, a fim de evitar a perda do prazo, que pode resultar no cancelamento do benefício, é recomendado que os beneficiários não esperem muito tempo e procurem o local por conta própria para atualizar os dados o mais breve possível.
Beneficiários do CadÚnico receberão importante atualização no Caixa Tem nesta terça-feira
Pagamentos de julho do Bolsa Família
Por fim, é relevante destacar que durante o processo de revisão cadastral, os pagamentos do Bolsa Família serão efetuados regularmente.
Portanto, neste mês de julho, os repasses terão início na próxima terça-feira, dia 18, e serão realizados até o último dia do mês, dia 31.
Confira o cronograma a seguir:
- NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de junho;
- NIS de final 2 – depósito na conta em 19 de julho;
- NIS de final 3 – depósito na conta em 20 de julho;
- NIS de final 4 – depósito na conta em 21 de julho;
- NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 22/07);
- NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de julho;
- NIS de final 7 – depósito na conta em 26 de julho;
- NIS de final 8 – depósito na conta em 27 de julho;
- NIS de final 9 – depósito na conta em 28 de julho;
- NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de julho (valores serão disponibilizados no sábado, dia 29/07)