Pular para o conteúdo

Você fez a inscrição no Cadúnico, mas ainda não recebeu o benefício? Veja o que pode ter acontecido

Auxilio Brasil

Se você é um cidadão socialmente desfavorecido, já deve ter ouvido falar que o CadÚnico é sua porta de entrada para projetos sociais. Órgãos do governo federal, como a própria Secretaria da Cidadania, disseram que é importante se cadastrar na lista o quanto antes. No entanto, algumas pessoas seguiram as instruções no cadunico e ainda não receberam nada.

Segundo relatos de usuários, algumas pessoas esperam meses ou até anos por oportunidades em projetos sociais. No entanto, ainda não conseguiram financiamento de nenhum projeto social como o Auxílio Brasil ou o vale Nacional do Gás. Ambos os benefícios exigem que a listagem exista.

Primeiramente, é importante lembrar que o simples acesso ao CadÚnico não garante o recebimento de nenhum programa social. Embora a inscrição em uma lista seja uma etapa importante, o processo não é executado automaticamente. Por isso, esperar por vagas é algo natural entre os candidatos.

No Auxílio Brasil, por exemplo, não há vagas para todos os titulares do programa. Portanto, mesmo que você esteja dentro do CadÚnico e cumpra os requisitos do limite de renda, ainda terá que aguardar uma vaga no programa social. O Ministério da Cidadania é responsável pela seleção.

A mesma lógica se aplica aos cupons de gás nacionais. Também não há vagas para todos os usuários com direito a receber, segundo o próprio governo federal. Dessa forma, até as pessoas do CadÚnico precisam esperar até que apareça uma vaga na folha de pagamento para ingressar.

Não aguento mais esperar

No entanto, algumas pessoas esperam mais. De acordo com relatos de usuários, alguns cidadãos esperam anos para entrar no programa do governo federal.

Nesse sentido, uma dica importante é verificar se você atende a todas as demais regras para entrar no programa. No caso específico do Auxílio Brasil, é necessária uma conta CadÚnico ativa e em dia, e a renda per capita não deve ultrapassar 210 reais.

Se o cidadão cumprir todas as regras acima, ele pode verificar no CadÚnico se suas informações estão todas atualizadas. Por exemplo, se a última atualização foi há mais de dois anos, é importante atualizar o sistema o mais rápido possível.

Se mesmo assim, o cidadão não puder receber os benefícios, ele pode reclamar diretamente ao Ministério da Cidadania. Não há necessidade de sair de casa. Basta abrir o site oficial da pasta e enviar pela aba Ouvidoria.

Como me inscrever no Cadúnico

Se ainda não aderiu ao CadÚnico, recomenda-se a inscrição o quanto antes. Conforme mencionado, uma simples entrada na lista não garante a recepção automática de nenhum programa. No entanto, o ato de fazer parte do registro é importante.

Além do governo federal, diversos governos estaduais e municipais utilizam o CadÚnico para selecionar cidadãos para seus programas sociais. Em conjunto, os que estão na lista são mais propensos a receber assistência do que aqueles que não estão na lista.

Procure um CRÁS do seu bairro ou cidade e agende a sua inscrição, no dia marcado por eles leve todos os documentos pedido no ato do agendamento.

Auxílio Brasil vai pagar R$ 600 em junho? Sera? Confira!

Deixe uma resposta