Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
13º do INSS 2022 vai ser antecipado – Confirma governo

O governo federal deve anunciar um novo pacote de estímulo econômico até quinta-feira (17), que inclui a antecipação do 13º salário 2022 para aposentados e pensionistas do INSS e até R$ 1mil de Liberação de novos saques do FGTS em contas ativas e inativas para cada trabalhador.

A expectativa é que mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas recebam abono de natal e o governo pretende injetar 56 bilhões de reais na economia. Assim como em 2020 e 2021, os pagamentos serão feitos nos calendários de abril e maio.

Veja mais: Como contribuir para o INSS mesmo sem trabalhar

Paulo Guedes anunciou o novo saque do FGTS 2022 como forma de ajudar os brasileiros endividados, que beneficiará cerca de 40 milhões de trabalhadores e injetará 30 bilhões de reais na economia.

Detalhes de quando começarão os pagamentos e o novo cronograma de saque do FGTS serão divulgados após o governo emitir a MP (Medida Provisória), mas devem seguir a lógica de datas de depósito e saque utilizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) em 2020 para o FGTS em situação de emergência evacuação e assistência de emergência em 2020 e 2021, é calculado o mês de nascimento do trabalhador.

Calendário do 13º do INSS 2022

A primeira parcela do 13º será paga a partir de abril de acordo com o cronograma regular de pagamento do benefício.

A primeira parcela será liberada a partir de 25 de abril para quem ganha até um salário mínimo e a partir de 2 de maio para quem ganha mais de R$ 1.212.

O mesmo vale para a segunda parcela, que será paga a partir de 25 de maio para quem ganha até um salário mínimo e a partir de 1º de junho para quem ganha acima de um salário mínimo.

(Consulte o cronograma de pagamento do INSS 2022 abaixo)

As datas para pagamento dos décimo terceiro 2022 estão circuladas em vermelho – Foto: Reprodução/INSS

Como saber que dia será paga sua aposentadoria ou pensão?

Para saber o seu dia de pagamento correto, primeiro você precisa saber o número do seu benefício.

Cada benefício pago pelo INSS é composto por um número único e possui uma fórmula de 10 dígitos no seguinte formato:

Número do Benefício: 999.999.999-9

O número que conta até saber a data correta de recebimento é aquele marcado acima, ou seja, o penúltimo número – ou o número final de benefícios sem o digito.
Além dessas informações, você também deve saber se o seu benefício equivale a um ou mais de um Salário Mínimo.

Deixe uma resposta