Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Acesso à internet no Brasil atinge 84% da população em 2023
população brasileira

Acesso à internet no Brasil atinge 84% da população em 2023

Nesta quinta-feira (16), foram divulgados os resultados da pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). O estudo revelou um aumento no acesso à internet no Brasil, com 84% da população brasileira com 10 anos ou mais conectando-se, totalizando 156 milhões de pessoas.

Acesso à internet

De acordo com os resultados da pesquisa, 29 milhões de pessoas afirmaram não ter usado a internet, porém, dentre essas, 7,4 milhões declararam ter utilizado algum aplicativo que necessita de conexão, resultando em um contingente de desconectados inferior a 22 milhões.

Além disso, 16% das residências brasileiras compartilharam sua conexão à internet com vizinhos, sendo que esse índice aumentou para 25% nas classes D e E. Em relação à velocidade da conexão, 26% das residências com acesso à internet possuem uma conexão de até 50 Mega, enquanto 29% possuem velocidade superior a 50 Mbps.

Também é importante destacar que 58% dos usuários acessaram a internet exclusivamente por meio de dispositivos móveis, o que representa uma redução em comparação a 2022, quando o índice era de 62%. Além disso, 71% dos usuários afirmaram que as informações encontradas na internet são autênticas, seja através de computadores ou celulares.

Perfil da população brasileira conectada

A pesquisa também analisou o perfil demográfico da população brasileira conectada, revelando os seguintes dados:

  • Regiões Sul (88%) e Sudeste (87%) apresentaram os maiores índices de uso de internet.
  • A faixa etária mais conectada foi de 16 a 24 anos, com 95% da população acessando a rede.
  • 86% das pessoas brancas utilizaram a internet, enquanto os índices foram de 85% para pessoas pardas e 82% para pessoas pretas.
  • O grupo de pessoas que não utilizou a internet foi predominantemente composto por homens, pretos ou pardos, com 60 anos ou mais.
  • A maioria dos desconectados possui formação até o ensino fundamental e pertence às classes econômicas D e E.

Pontos adicionais da pesquisa

A pesquisa avaliou a utilização da internet nos três meses anteriores às entrevistas. Foi destacada a ênfase na velocidade da conexão, com a divisão em 50 Mega, evidenciando a faixa de maior velocidade registrada pelo Cetic.br. Além do crescimento no uso da internet, a pesquisa indicou uma diminuição no número de pessoas que utilizam exclusivamente o celular para acessar a rede.

Ainda que os motivos para essa mudança não estejam completamente esclarecidos, o coordenador da TIC Domicílios 2023, Fabio Storino, sugere que essa transformação pode ser interpretada de forma positiva, uma vez que o uso de múltiplos dispositivos está correlacionado a um desenvolvimento mais amplo de habilidades digitais.

Deixe uma resposta