×

Agências do INSS estão fechadas? O INSS parou de funcionar? Confira

Agências do INSS estão fechadas? O INSS parou de funcionar? Confira

As agências do INSS estarão fechadas nesta sexta-feira (9 de dezembro). Vale ressaltar, porém, que o motivo não foram os cortes no orçamento federal. Esses estabelecimentos foram fechados devido ao jogo da seleção brasileira de futebol.

Hoje, o Brasil enfrentou a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo da FIFA. O jogo foi marcado para começar às 12h, horário de Brasília. Portanto, por decreto do Ministério da Economia, a agência do INSS está fechada.

Conforme determinado, o horário de funcionamento de instituições públicas pode ser alterado em dias de jogos da Seleção Brasileira. Portanto:

  • Jogos às 12h: não haverá expediente;
  • Jogos às 13h: expediente até às 11h;
  • Jogos às 16h: expediente até às 14h.

Agências do INSS fechadas

As pessoas estão preocupadas com a agência do INSS fechada. Isso porque, na última sexta-feira (02), o diretor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) enviou ofício ao Ministério da Economia, dizendo que cortes orçamentários prejudicariam as atividades do órgão.

Portanto, existe o risco de a agência do INSS ficar fechada a partir de quarta-feira, dia 7 de dezembro. Em 22 de novembro, o governo cortou o orçamento do INSS em mais de 5 bilhões de reais, congelando um total de 15,4 bilhões de reais.

No entanto, após as repercussões negativas, a Câmara dos Deputados, o Ministério do Trabalho e o INSS se reuniram para resolver a questão orçamentária. Nessa reunião, o governo se comprometeu a equilibrar os recursos e fazer os repasses necessários.

Atendimento nos dias de jogos

O cidadão que precisar de atendimento nos dias de fechamento das agências do INSS pode ligar para a central de atendimento 135.

Com a derrota do Brasil nas quartas de finais, não ocorrerá mais a suspensão do atendimento devido aos jogos.

Confira: INSS: veja como contribuir de forma correta!