Antecipação de Pagamentos do Bolsa Família em Dois Estados Brasileiros; Veja os Detalhes
Nove cidades no Rio Grande do Sul e uma no Espírito Santo, que tiveram o estado de emergência ou calamidade reconhecidos pelo governo federal, já autorizaram o saque do benefício do Bolsa Família.
Como resultado, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) consolidou o pagamento de fevereiro para esta quinta-feira (22).
Dentre os municípios gaúchos beneficiados estão Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaíba, Hulha Negra, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul e Torres.
Já no Espírito Santo, o município beneficiado é Ibatiba. Segundo o MDS, o investimento total do governo federal para as famílias dessas cidades chega a quase R$ 11 milhões este mês.
Pagamento do Bolsa Família para famílias em situação de emergência
Nessas cidades especificamente, o pagamento do Bolsa Família não será escalonado e não dependerá do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
Dessa forma, o objetivo é permitir que as famílias beneficiadas consigam movimentar os recursos mais rapidamente para atender necessidades urgentes, como garantir alimentação.
Outra medida do ministério é a autorização de saque sem a necessidade de apresentação de documentos para beneficiários do Bolsa Família que tenham perdido os mesmos.
Nestes casos, será utilizado o Especial de Pagamento emitido pela gestão municipal do programa social.
Duração da iniciativa
Essas ações diferenciadas têm duração inicial de 2 meses. Além disso, incluem a liberação dos valores logo no primeiro dia do calendário de pagamento do Bolsa Família a todas as famílias beneficiárias do município afetado. Também há prorrogação dos prazos de atualização cadastral.
Dessa forma, se a situação de emergência persistir após os dois meses, será necessária uma nova solicitação ao MDS. Por fim, os beneficiários com direito de sacar o Bolsa Família em fevereiro começaram a receber o benefício na sexta-feira (16), e a liberação seguirá até a quinta-feira (29) da próxima semana.