Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Aposentados poderão ter acesso à certidão de saque do FGTS pelo Meu INSS

Quando o beneficiário se aposentar, o INSS fornecerá comprovantes de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço Bruto (FGTS) na conta no aplicativo Meu INSS.

De acordo com as regras, todo segurado que possui saldo em conta do FGTS tem o direito de sacar os recursos depositados no fundo quando da aposentadoria. Retirada imediata na aposentadoria, mediante comprovação do INSS.

Atualmente, é enviado pelos Correios com carta concedendo benefícios, e também dá direito ao abono de PIS/Pasep quem atende às regras.

Segundo reportagem da agência à Folha, o documento deve ser divulgado pela internet até o final do ano.

De acordo com o INSS, caso os documentos não sejam notificados, o cidadão deve ligar para o 135 e providenciar a retirada em uma agência.

FGTS

Além das aposentadorias e demissões, há outras situações em que o dinheiro do FGTS pode ser sacado, como a compra de casa própria e em caso de doença grave.

No início de cada mês, o empregador deve depositar um valor igual a 8% do salário do empregado em uma conta aberta na Caixa Econômica Federal.

Após a aposentadoria, o direito de retirar o valor total. Se o trabalhador continuar trabalhando com a mesma empresa, o empregador deve fazer um depósito normal, e o profissional tem o direito de sacar o valor mensalmente.

Cerca de 855 mil trabalhadores se retiraram do FGTS após a aposentadoria este ano até 19 de agosto, totalizando R$ 8,5 bilhões, segundo a Caixa.

Se o aposentado trabalhador mudar de emprego, o FGTS continua sendo depositado, mas só poderá ser sacado quando o contrato for concluído ou rescindido.

Como fazer o saque do FGTS ao se aposentar

O principal documento exigido para cassação do FGTS é o comprovante de cassação enviado pelo INSS juntamente com a carta de autorização. Em média, esse documento deve ser entregue ao segurado em até 20 dias da aposentadoria.

Em nota, a Caixa informou que, ao se aposentar, os trabalhadores podem sacar dinheiro de todas as contas do FGTS, com saldos creditados antes da Data de Início do Benefício (DIB).

Os saques podem ser agendados pelo aplicativo do FGTS – uma vez ou mensalmente.

Deixe uma resposta