Estes dois erros podem reduzir o valor da aposentadoria. Confira quais são!
Milhares de trabalhadores aguardam o momento da aposentadoria com grande ansiedade e expectativa, mas, infelizmente, não é incomum ficar insatisfeito com o valor final dos benefícios. Por que isso está acontecendo? Saiba quais são os erros mais comuns que podem reduzir a aposentadoria.
A documentação incompleta é o principal motivo para uma redução significativa nos pagamentos, por isso os trabalhadores são sempre aconselhados a recolher toda a documentação necessária durante o processo antes de procurar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Erros que podem reduzir a aposentadoria
Por falta desse conhecimento, muitas pessoas não possuem todos os dados necessários em mãos e solicitam a aposentadoria sem os devidos cuidados. Pequenos erros podem prejudicar solicitações e reduzir aposentadorias há muito esperadas.
O valor final leva em consideração dois fatores principais, a saber: tempo e valor da contribuição. Então comece pela organização dos seus arquivos antes de fazer um pedido, e dê uma olhada na lista imperdível abaixo:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- PIS/Pasep;
- Carteira de Trabalho;
- Extrato CNIS;
- Carnês de contribuição.
Outro erro muito comum é não fornecer o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Este documento é responsável pela cobrança das relações trabalhistas e previdenciárias de todos os trabalhadores.
A falta de documentação reduz o valor da aposentadoria, principalmente quando os registros da carteira não estão no CNIS. O cidadão pode entrar em contato com o INSS ligando para o 135 para saber se há alguma falha.
A apuração também é feita pelo aplicativo Meu INSS utilizando login e senha. Na opção “Para Você”, basta acessar a “Declaração de Contribuição” e confirmar os dados na tela. De acordo com especialistas em previdência, quase sempre há uma discrepância entre o que está no CNIS e a realidade que os trabalhadores contam.