Auxilio Brasil de R$600: Calendário de pagamentos tem pausa confirmada; veja o motivo
Neste final de semana, o governo federal suspenderá os pagamentos ao programa Auxílio Brasil. Portanto, não há translados agendados para sábado (13) ou domingo (14). Nesta sexta-feira (12), o lançamento é para usuários com número final de identificação social (NIS) 4.
Intervalos como esse são comuns no calendário do Auxílio Brasil. Normalmente, o governo não paga em dias não úteis. Durante o mês de agosto, o executivo conseguiu até antecipar o lançamento para as duas primeiras semanas, mas a regra de que só lançamentos entre a segunda e a sexta ainda está em vigor normalmente.
O governo federal confirmou que as transferências regulares serão retomadas já na próxima segunda-feira (15), quando os recursos serão depositados nas contas dos cidadãos com Número Final de Identificação Social (NIS) 5. O ministério deve concluir o pagamento até a próxima segunda-feira (22).
9 de agosto: Usuários com NIS final 1 (já pago)
10 de agosto: Usuários com NIS final 2 (já pago)
11 de agosto: Usuários com NIS final 3 (já pago)
12 de agosto: Usuários com NIS final 4 (pago hoje)
15 de agosto: Usuários com NIS final 5
16 de agosto: Usuários com NIS final 6
17 de agosto: Usuários com NIS final 7
18 de agosto: Usuários com NIS final 8
19 de agosto: Usuários com NIS final 9
22 de agosto: Usuários com NIS final 0
Como regra geral, o cidadão não é obrigado a transferir recursos do Auxílio Brasil exatamente no dia da emissão do benefício. O governo explicou que os indivíduos têm 120 dias para alterar o saldo de alguma forma. Os indivíduos têm quatro meses consecutivos para mobilizar os valores dos benefícios sociais.
Novidades
É importante lembrar que o pagamento do Auxílio Brasil em agosto é o primeiro a ser feito sob a batuta de mudanças nos benefícios do PEC. O texto liberou 41 bilhões de reais para o governo promover seus projetos sociais.
O Auxílio Brasil recebeu uma parcela de 26 bilhões de reais. Com esse dinheiro, o Executivo conseguiu aumentar o valor do benefício de 400 reais para 600 reais, pelo menos até o final deste ano, em 2022.
Além disso, o governo conseguiu alocar mais de 2,2 milhões de pessoas na folha de pagamento do projeto. Segundo a Caixa Econômica Federal, a inserção foi suficiente para eliminar a chamada lista de espera em agosto deste ano.
Quem recebe o Auxílio Brasil
Embora as mudanças tenham sido propostas e aprovadas na PEC de benefícios, as regras para ingresso no plano Auxílio Brasil não foram alteradas. A ideia de que itens sociais não têm inscrições diretas ainda é válida.
Para se habilitar ao Auxílio Brasil, o cidadão deve ter uma conta ativa e atualizada no sistema CadÚnico. Além disso, há uma necessidade de renda per capita que coloque os cidadãos em extrema pobreza.
Pessoas pobres também podem ser elegíveis para o programa, desde que vivam com uma mulher grávida ou alguém com menos de 21 anos. Mesmo quem seguir todas as regras precisará aguardar a escolha do Ministério da Cidadania.