Banco Facta confirma liberação do consignado do Auxílio Brasil – Confira a data!
O Ministério da Cidadania lançou oficialmente, na última terça-feira (27), no Diário Oficial da União, o Regulamento do Empréstimo do Auxiliar Brasil. Os bancos que desejam operar com crédito agora podem oferecer esse serviço aos clientes que se beneficiam do Auxílio Brasil.
A Facta Financeira possui cerca de 210 lojas em todo o país, confirmando seu modelo de atendimento. A empresa permite que os usuários simulem empréstimos no site, com dados como nome, CPF e valor recebido no Auxílio Brasil. O recrutamento também é feito online.
Segundo o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, cerca de 60 instituições financeiras do país manifestaram interesse em oferecer o serviço aos clientes. Anteriormente, o ministro havia anunciado que pelo menos 17 bancos foram autorizados a usar o empréstimo salarial Auxílio Brasil.
Regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
O empréstimo pode ser contratado com compromisso de até 40% do valor base do Auxílio Brasil (R$ 400), parcelado em até 24 vezes com juros máximos de 3,5% ao mês.
O estatuto define os termos que um cliente deve assinar em um contrato de empréstimo consignado. Nestes termos, o beneficiário permite que a financeira por ele contratada acesse os dados do Programa Auxílio Brasil e confirme que possui informações sobre o contrato, tais como:
- Valor contratado;
- Taxa de juros mensal;
- Taxa de juros anual;
- Valor total de juros;
- Custo efetivo total;
- Quantidade de parcelas;
- Valor da parcela;
- Data de encerramento dos descontos;
- Previsão do valor do benefício com desconto do empréstimo.
Após a verificação das informações, o cliente deve responder a um questionário elaborado para garantir que compreende as condições de funcionamento, ressaltando que a forma afeta a renda mensal da família e é recomendada apenas em casos emergenciais, mais favoráveis à busca de outras formas de crédito.