×

Bancos privados interrompem a oferta de empréstimo consignado do INSS

Empréstimos consignados

Bancos privados interrompem a oferta de empréstimo consignado do INSS

Apenas um dia após a redução do juro máximo permitido para empréstimos consignados, realizada pelo Conselho Nacional de Previdência na segunda-feira (13), os bancos privados optaram por suspender a oferta deste tipo de crédito. O problema apontado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) está na diminuição da taxa, que, segundo a entidade, pode tornar a operação inviável.

Dentre as instituições que decidiram interromper a oferta de crédito, encontram-se grandes bancos privados, como Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Apesar disso, apenas o Itaú confirmou oficialmente a decisão, enquanto os outros preferiram não comentar.

Por outro lado, tanto a Caixa Econômica Federal quanto o Banco do Brasil não devem suspender as operações de empréstimo consignado do INSS.

A decisão de suspender a oferta de empréstimos consignados pelo INSS, tomada pelos bancos privados, terá um impacto direto nos aposentados do instituto. A medida foi anunciada logo após a redução das taxas máximas de juros deste tipo de empréstimo, de 2,14% para 1,70%, realizada pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) na última segunda-feira (13).

Segundo a Febraban, os bancos justificaram a decisão alegando que, com as novas taxas, não seria possível cobrir o custo de captação de novos clientes. Aproximadamente 89% dos créditos consignados concedidos a aposentados do INSS são provenientes de bancos privados, enquanto a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil detêm a fatia restante.

Em nota divulgada pela Federação Brasileira dos Bancos, o setor financeiro já havia se manifestado anteriormente sobre o assunto.

O setor financeiro já havia se manifestado previamente, reiterando agora sua posição junto ao Ministério da Previdência, INSS e outros interlocutores do governo. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, em comunicado divulgado recentemente, considerando os altos custos de captação, uma eventual redução do teto das taxas de juros poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e cartão de crédito consignado neste momento.

Consignado Do INSS Tem Juros Reduzidos Para 1,70% Ao Mês

Na segunda-feira (13), durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), o governo anunciou a redução da taxa de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A taxa, que anteriormente estava fixada em 2,14%, caiu para 1,70%.

A medida contou com 12 votos favoráveis e três contrários, e tem como intenção beneficiar os 37 milhões de aposentados e pensionistas, segundo informações do Ministério da Previdência. De acordo com o governo, mais de 8 milhões de beneficiários possuem algum contrato de consignado, e dentre eles, 1,8 milhão comprometeram toda a margem disponível, que é de 45%.

Além disso, também foi anunciada a redução do teto da taxa de juros do cartão de crédito consignado, de 3,06% para 2,62%.