Bloqueio no Bolsa Família em janeiro: lista de famílias revelada
As famílias que recebem o Auxílio Brasil (o programa que voltará a se chamar Bolsa Família) devem atualizar seus dados no Cadastro Único (CadÚnico). Com a posse do novo governo em 2023, as famílias que não se renovarem perderão o acesso aos benefícios.
Atualmente, esse auxílio já foi pago a 21,6 milhões de brasileiros, e o governo eleito informou que o benefício será “penteado” para barrar quem está recebendo mas não cumpre os requisitos.
Quais famílias terão o benefício bloqueado?
As famílias que não receberão benefícios são aquelas que são “famílias de uma pessoa só”, ou seja, famílias com apenas uma pessoa. A preocupação decorre de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatou que se tratava de um mecanismo usado por alguns para conseguir mais dinheiro do governo.
Até fevereiro de 2023, o grupo será responsabilizado e certificará seu direito de continuar recebendo assistência.
Para renovar seu cadastro, você deve comparecer pessoalmente a uma unidade do CRAS e levar os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
Mudanças em 2023
Com novo governo eleito para 2023, comandado por Luís Inácio Lula da Silva (PT), o Auxílio sofrerá alterações, como o valor mensal, que passará a ser disponibilizado a R$ 600. Outra mudança diz respeito a quem tem filhos menores de 6 anos Famílias, pois receberão um subsídio adicional de R$ 150 por filho.