Visão de Investidor

A visão certa do sucesso
Caixa explica como calcular distribuição do lucro do FGTS

A distribuição de R$ 13,2 bilhões dos lucros do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) 2021, aprovada pelo Conselho de Administração do Fundo hoje (22), será distribuída proporcionalmente entre os cotistas. Quanto maior o saldo da conta vinculada ao FGTS, mais o trabalhador deve receber.

O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2021. Qualquer pessoa com várias contas receberá crédito em todas as contas, respeitando a proporção do saldo.

Para saber a parcela dos lucros que será depositada, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02748761.

Esse fator significa que, na prática, os acionistas receberão 27,49 reais para cada 1.000 reais de saldo. Aqueles com 2.000 reais receberão um limite de crédito de 54,98 reais, enquanto aqueles com 5.000 reais no final de 2021 terão um limite de crédito de 137,44 reais.

O conselho de administração definiu hoje o percentual dos lucros a serem repassados ​​aos trabalhadores, o equivalente a 99% dos 13,3 bilhões de reais de lucro que o FGTS terá em 2021.

A distribuição de lucros elevará os rendimentos do FGTS para 5,83% este ano, abaixo da inflação oficial do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do ano passado, de 10,06%.

Esta é a primeira vez desde 2017 que os rendimentos do FGTS não compensam a inflação.

Mesmo depois de perder a inflação, o FGTS supera as cadernetas de poupança. No ano passado, a poupança rendeu apenas 2,94%, impulsionada pela taxa Selic, a taxa básica da economia, que permanecerá em 2% ao ano durante a maior parte de 2021, apenas acima de agosto passado.

Por lei, o FGTS rende 3% mais uma taxa de referência (TR) ao ano. Com TR de 0,209%, o rendimento mínimo equivale a pouco mais de 3% ao ano. À medida que os lucros são distribuídos, a remuneração do fundo garantido aumenta.

Como consultar o saldo

Para consultar o saldo do fundo de garantia, o trabalhador deve consultar extrato do fundo da Caixa Econômica Federal no requerimento do FGTS.

Até recentemente, o banco oferecia a opção de consultar o site da instituição, mas todos os serviços eletrônicos relacionados ao FGTS foram migrados exclusivamente para o aplicativo, disponível para smartphones e tablets Android e iOS.

Caso não consiga consultar online, dirija-se a qualquer agência da Caixa para solicitar o extrato no balcão de atendimento.

O banco também envia extratos do FGTS em papel a cada dois meses no endereço cadastrado. Quem mudar de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para 0800-726-0101 e informar o novo endereço.